Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCUS VINICIUS FERNANDES TERTO

DISCENTE : MARCUS VINICIUS FERNANDES TERTO
DATA : 11/09/2017
LOCAL: Sala D4 setor V

A POLÍTICA DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI

REUNI. Interiorização. Análise de Políticas Públicas. Formulação.

O presente trabalho tem o objetivo de analisar o processo de formulação da política de interiorização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do estudo de caso da implantação da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) na cidade de Santa Cruz/RN. A interiorização ocorre durante a vigência do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que tem como objetivo principal a ampliação do acesso e a permanência dos alunos na educação superior, no nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais. A ampliação do acesso se deu através da abertura de novos cursos e de novos campi, como por exemplo a interiorização através da criação da FACISA. Pretende-se, através de modelos de Análise de Políticas Públicas estudar os aspectos institucionais e processuais da formulação da política com o intuito de identificar e analisar os arranjos institucionais, a rede de políticas e a arena política que se estabeleceram em torno da referida política pública. A pesquisa é do tipo exploratória-descritiva de abordagem qualitativa, sendo os dados coletados por pesquisa documental e entrevista com questionário semiestruturado, que será aplicado com atores considerados relevantes na formulação da política que culminou na decisão de implantação daquela unidade acadêmica. A análise dos dados foi procedida pela análise de conteúdo. Para dar embasamento às análises, foi utilizado como referências os principais autores que tratam sobre a Análise de Políticas Públicas e seus modelos explicativos, tendo sido dada atenção maior aos modelos sequencial (ciclo de políticas públicas), o modelo neo-institucionalista, o modelo de grupos e o modelo de fluxos múltiplos.

Presidente - 778.558.254-87 - KAIO CESAR FERNANDES - UFRN
Interno - 349728 - MARIA ARLETE DUARTE DE ARAUJO