AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFPB: estudo de caso no Campus Picuí.
Implementação. Avaliação. Assistência Estudantil
Sendo a assistência estudantil uma política pública responsável por estabelecer um conjunto de ações com o intuito de reduzir as desigualdades socioeconômicas e promover a justiça social no percurso formativo de estudantes, torna-se importante avaliá-la para gerar informações possíveis de contribuir com o processo de tomada de decisões dos atores envolvidos com sua implementação. Esta pesquisa pretende avaliar a implementação da política de assistência estudantil do IFPB no Campus Picuí. Para que os objetivos propostos sejam alcançados, pretende-se utilizar uma abordagem quali-quantitativa, de caráter descritivo quanto aos fins e bibliográfico, documental e estudo de caso quando aos meios. Por meio de análise documental, aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas, espera-se identificar os principais programas implementados no Campus Picuí, descrever a percepção dos atores implementadores da política e retratar a visão dos beneficiários. A técnica de entrevista será utilizada para com os gestores e técnicos envolvidos com o processo de implementação, já a técnica de questionário deverá ser aplicada com os beneficiários da política. Será adotado o modelo metodológico de avaliação de processos de Draibe (2001) para subsidiar a construção dos resultados desta investigação. Espera-se que os resultados proporcionados pelo aludido trabalho possam contribuir para o avanço da academia e para a tomada de decisões por parte dos gestores do IFPB.