Banca de DEFESA: ADRIANA DIAS DE ARAÚJO

DISCENTE: ADRIANA DIAS DE ARAÚJO
DATA: 01/04/2016
LOCAL: NEPSA

AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE UMA UNIDADE DE DIÁLISE DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE NATAL/RN ATRAVÉS DO USO DE INDICADORES

Indicadores. Qualidade. Hemodiálise.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Ao longo dos anos houve uma ampliação na definição do termo saúde. Concomitantemente constatou-se também uma evolução do conceito de assistência à saúde que por sua vez tem provocado mudanças de enfoque na prestação dos serviços de saúde e, consequentemente, em sua gestão. Nesse sentido, atualmente, os serviços de nefrologia têm buscado qualidade por uma necessidade técnica e social. Frente a estas inovações e na busca pela qualidade, elaborou-se como objetivo geral: desenvolver um protocolo de avaliação de qualidade para o serviço de diálise do Hospital Universitário Onofre Lopes. Trata-se de um projeto de intervenção efetivado através de uma pesquisa-ação, que consistiu em 4 passos. Inicialmente foi identificado, através de uma pesquisa bibliográfica na literatura científica, quais indicadores de qualidade seriam aplicáveis a uma unidade de diálise sendo selecionados os seguintes: Taxa de infecção no local de acesso para hemodiálise, Controle microbiológico da água empregada para hemodiálise e Índice de Satisfação dos Usuários. Através da reflexão crítica sobre a temática pesquisada na etapa anterior, elaborou-se três instrumentos de coleta de dados, do tipo formulário de entrevista, aplicados entre os meses de Outubro e Novembro de 2015, após aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o parecer 1.202.732, com Certificado de Apresentação para Apreciação Ética no 45362615.6.0000.5292. Para complementar as informações obtidas, também fez-se uso da técnica de pesquisa documental. Os resultados foram organizados em gráficos e tabelas e analisados segundo abordagem qualitativa e técnica exploratória. Em seguida, foi realizada uma análise reflexiva dos dados obtidos e o diagnóstico da realidade estudada foi traçado e confrontado com a literatura pertinente. Os dados produzidos nesse estudo revelaram que a Unidade de Diálise do HUOL está aquém do desejável, haja vista que algumas fragilidades foram identificadas em sua estrutura. Diante desta constatação foram propostas, a título de contribuição e objetivando nortear o desenvolvimento de ações futuras, sugestões de melhoria que deveriam ser implementadas e acompanhadas para que fosse assegurada a superação dessas dificuldades encontradas, permitindo uma reestruturação organizacional adequada, e resultando numa melhoria do serviço público ofertado. Concluiu-se que para que os resultados da terapêutica de hemodiálise sejam alcançados e positivos, faz-se necessário ter estrutura física e infraestrutura adequada, equipe multiprofissional especializada, treinada e em quantitativo suficiente, processos bem desenhados para que os profissionais tenham padrões a serem seguidos diminuindo a chance de errarem, além de um sistema de gerenciamento de risco para detectar e controlar situações que coloquem em risco a segurança do paciente.

Externo à Instituição - ANIELSON BARBOSA DA SILVA - UFPB
Interno - 2290876 - ANTÔNIO ALVES FILHO