Banca de DEFESA: FERNANDO TORRES DA COSTA JUNIOR

DISCENTE: FERNANDO TORRES DA COSTA JUNIOR
DATA: 17/03/2016
LOCAL: Sala F2 - setor I

Gestão de Custos no Setor Público: um estudo de viabilidade de implementação do Sistema de Informações de Custo do Governo Federal (SIC) no Instituto Federal Ensino, Ciência e Tecnologia da Paráiba (IFPB)

Sistema Informação de Custo do Governo Federal -SIC, Contabilidade Gerencial. Setor público.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O presente Projeto de Intervenção tem como intento a implantação do Sistema de Custo Governo Federal (SIC) no Instituto Federal da Paraíba, a fim de demonstrar a importância do gerenciamento das informações de custos no setor público, para o processo de melhoria da qualidade na gestão do gasto público. Para tanto, parte-se de uma análise do contexto atual do sistema contábil/financeiro do Instituto, com vistas à aplicação e/ou operacionalização do SIC, enquanto instrumento da contabilidade gerencial. Cabe ressaltar, que este sistema é aplicado, atualmente, à realidade do setor público, com intuito de  apoiar a gestão pública  quanto ao planejamento e controle das tomadas de decisão; demostrando os possíveis benefícios da atividade da contabilidade pública e da contabilidade de custo no âmbito das organizações públicas, seja no macro processo orçamentário e/ou financeiro. O projeto de intervenção apresenta em linhas gerais os desafios impostos à efetiva implantação do Sistema Informação de Custo do Governo Federal, que, para ser desenvolvido, necessitará de alguns procedimentos como: a padronização dos lançamentos contábeis, que evitará a perda do atributo comparabilidade; a modificação no sistema de controle patrimonial e a criação de uma unidade modelo sobre sistema de custo, para posteriormente ser expandido aos campi. O objetivo é a melhoria nos processos de tomada de decisão no IFPB, como desafio de mudança cultural na organização pública, em favor da mensuração dos custos dos bens e serviços produzidos e da importância do SIC como elemento de melhoria alocativa, para a eficiência, eficácia e efetividade na gestão dos gastos públicos.

Externo à Instituição - DENISON MURILO DE OLIVEIRA - UFERSA
Presidente - 778.558.254-87 - KAIO CESAR FERNANDES - UFRN
Interno - 1750458 - THIAGO FERREIRA DIAS
Notícia cadastrada em: 07/03/2016 09:36