Banca de QUALIFICAÇÃO: GRAZIELLA BEZERRA CAVALCANTE

DISCENTE: GRAZIELLA BEZERRA CAVALCANTE
DATA: 03/09/2015
LOCAL: Nepsa

Formação Universitária em Ciclos: Uma análise sobre seus efeitos no curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, na perspectiva de seus alunos.

Políticas educacionais, Avaliação de políticas públicas, Processo de Bolonha, Formação em Ciclos.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O referido projeto de pesquisa trata do modelo de formação em ciclo adotado pela Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN . Esse modelo foi inspirado no Processo de Bolonha e tem apresentado inadequações que suscitam algumas reflexões, tais como: Até que ponto parece pertinente tomar como referencial, para promover uma reestruturação da educação superior brasileira, às propostas de mudanças do sistema superior de educação europeia (Processo de Bolonha)? Será que esse modelo internacional de educação superior se adequa às necessidades de mercado nacional, e sobretudo, ao capital humano brasileiro? Com base em quais princípios e pressupostos, pedagógicos e/ou políticos, os cursos de formação em ciclos vem se desenvolvendo? Como os alunos se sentem afetados pela forma como esses cursos vêm sendo implementados? Quais as percepções dos alunos com relação a efetividade das propostas do curso? Os conteúdos programáticos são suficientes e úteis? Quais os pontos fortes e fracos da organização curricular e metodológica do curso? Entre outros. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo compreender os efeitos desse modelo de formação em ciclo junto ao alunado do curso de bacharelado de Ciência e Tecnologia – BC&T, da UFRN. É uma pesquisa qualitativa e fará uma avaliação de forma a averiguar como esse modelo tem impactado junto aos alunos ingressantes no curso do BC&T, da UFRN, no ano de 2012, visto que são os alunos que estão vivenciando a seleção de reingresso de segundo ciclo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Considerando que a população em estudo é de 1.013 alunos, estima-se uma amostra aleatória simples de 10% dos alunos ingressante no período delimitado para o estudo. Tem como instrumento de coleta de dados um questionário com respostas abertas e fechadas. Utilizará categorias de análise pré-estabelecidas e fará uso da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2014). A pesquisa se fundamentará teoricamente na literatura de avaliação de impactos, utilizando principalmente o  modelo analítico da efetividade subjetiva, apresentada por Figueiredo e Figueiredo (1986), além da literatura especializada sobre as temáticas tratadas.

Presidente - 350499 - DINAH DOS SANTOS TINOCO
Interno - 349728 - MARIA ARLETE DUARTE DE ARAUJO
Interno - 2569281 - PAMELA DE MEDEIROS BRANDAO
Notícia cadastrada em: 24/08/2015 12:04