O Gestor da Instituição Pública de Ensino e a Nova Gestão Pública.
gestor, formação, público, qualidade.
Este trabalho apresenta reflexões sobre a formação dos gestores das instituições públicas de ensino de Natal, da rede estadual (1ª DIRED). Sobre o assunto, observa o papel do gestor no novo modelo de gestão pública onde a sociedade sugere novas formas de atuação, onde é necessário um direcionamento da formação do mesmo, no sentido de promover uma revisão dos pensamentos recorrentes dos modelos, patrimonialista, burocrata e gerencial, objetivando maior liberdade ao gestor público de maneira a promover a criatividade e a descentralização, viabilizando o controle e ter como foco os resultados. A revisão destes modelos por parte dos gestores tem como desafio, criar meios de disseminação e multiplicação do conhecimento por meio das instituições públicas de ensino e tem além das pesquisas, que reúne dados sobre a formação dos gestores, o documento que norteia a II Conferência Nacional da Educação, que trata de um momento especial das políticas públicas do setor e vai subsidiar este estudo no que se refere à qualidade da gestão. A autonomia do gestor, as particularidades e o envolvimento das pessoas no processo de gestão, assim como o planejamento coletivo, articulações conforme as demandas, gestão de pessoal e dos espaços físico, assim como avaliações, são tópicos estudados nesta pesquisa, de modo a propiciar uma análise mais precisa dos fatos. Partimos da percepção dos diretores de escolas, para então analisar a formação dos mesmos, como um fator importante nesta análise.