Banca de DEFESA: DEBORA CRISTIANE BARRETO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORA CRISTIANE BARRETO DE SOUZA
DATA: 16/05/2014
HORA: 16:00
LOCAL: NEPSA
TÍTULO:

FORTALECIMENTO DO CONTROLE INTERNO GOVERNAMENTAL: Diagnóstico e Propostas para a Controladoria Geral do Estado do RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Controle Interno Governamental. Macrofunções do Controle Interno: auditoria governamental, controladoria, corregedoria e ouvidoria. Carreiras Públicas no Brasil.


PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
RESUMO:

O objetivo deste trabalho é fazer uma proposta de intervenção na Controladoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte, com o intuito de fortalecê-la, tendo como base a Emenda Constitucional nº 45/2009, que propõe a inserção das macrofunções do Controle Interno: Auditoria Governamental, Controladoria, Corregedoria, Ouvidoria e Carreiras Específicas para os órgãos de Controle Interno. Para dar suporte a proposta, foi feita uma revisão da literatura sobre controles públicos, controle interno governamental, macrofunções do controle interno e sobre carreiras públicas no Brasil. Para propor as mudanças foram realizados dois diagnósticos no órgão, por meio de entrevistas, e constatados problemas na área de gestão organizacional e de pessoal. Diante dos resultados apresentados por meio dos diagnósticos, foram propostas mudanças e feitas comparações entre a estrutura atual e a proposta, procurando evidenciar a vantagem da última sobre a primeira, em termos de eficiência operacional, economia de meio, economia de execução, amplitude no atendimento a população, proteção e combate à corrupção, fomento ao controle social, promoção da cidadania e justiça social.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CECÍLIA OLIVIERI - USP
Presidente - 1754953 - HIRONOBU SANO
Externo ao Programa - 1149341 - JOSE DIONISIO GOMES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 29/04/2014 16:10
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa21-producao.info.ufrn.br.sigaa21-producao