Uma Proposta Alternativa para o Ensino de Progressões Relacionadas a Funções.
Ensino. Progressões. Funções.
Geralmente o ensino das progressões aritméticas e geométricas é
feito separadamente das funções afim e exponencial, com a utilização
de fórmulas prontas, sem a preocupação de repassar para os alunos a
relação que existe entre esses conteúdos. Pretende-se com esse tra-
balho apresentar uma maneira de ensinar esses conteúdos de forma
integrada, iniciando com a definição do conceito das funções afim e
exponencial, atraves de situações do cotidiano dos alunos. Em se-
guida foram mostradas propriedades e comportamento do gráfico de tais
funções, e posteriormente foram apresentadas as progressões aritméti-
ca e geométrica como uma restrição das funções afim e exponencial,
respectivamente. Dessa forma introduziu-se o estudo das progressões
tomando por base as funções citadas a partir de situações vivenciadas
pelos proprios alunos.
Palavras chave: Ensino. Progressões. Funções.