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Dissertações |
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FRANCISCO DE ASSIS DE OLIVEIRA ANDRADE
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UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA MELHORAR AAPRENDIZAGEM E OS RESULTADOS DO SIMAIS EM MATEMÁTICA
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Orientador : GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES
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MEMBROS DA BANCA :
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GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES
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JAQUES SILVEIRA LOPES
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MARIA DA CONCEICAO ALVES BEZERRA
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Data: 12/08/2024
Ata de defesa assinada:
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O presente trabalho é uma dissertação de mestrado apresentada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, focada em melhorar a aprendizagem e os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Rio Grande do Norte SIMAIS/RN em Matemática, na Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório, localizada no município de Guamaré RN. A pesquisa propõe uma intervenção pedagógica baseada em um planejamento integrador de aprendizagem para melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações externas e resgatar o interesse pela Matemática. A Educação Matemática enfrenta desafios significativos no contexto atual, onde a motivação e o interesse dos alunos são frequentemente afetados por métodos de ensino tradicionais e desatualizados. O trabalho em questão aborda essa realidade com uma proposta pedagógica destinada a revitalizar o ensino de Matemática na Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório, com foco especial nos resultados do SIMAIS/RN. A pesquisa identifica a necessidade de uma intervenção pedagógica que vá além do currículo padrão, incorporando metodologias ativas de aprendizagem para engajar os alunos de maneira mais eficaz. O estudo adota uma abordagem mista, combinando análise quantitativa e qualitativa para avaliar o impacto das estratégias implementadas. Os resultados discutidos revelam um aumento significativo no desempenho dos alunos nas avaliações do SIMAIS/RN após se concretizar a intervenção pedagógica. Além disso, observou-se um aumento no interesse dos alunos pela Matemática, indicado por uma maior participação nas atividades propostas e um feedback positivo. A intervenção sugerida demonstrou ser uma estratégia adequada para melhorar não apenas os resultados acadêmicos, mas também para resgatar o interesse dos alunos pela disciplina.
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The present work is a master's dissertation presented to the Federal University of Rio Grande do Norte, focused on improving the learning and results of SIMAIS in Mathematics at the Monsenhor Joaquim Honório State School. The research proposes a pedagogical intervention based on an integrative learning planning to raise the performance of students in external assessments and rescue interest in Mathematics. Mathematics education faces significant challenges in the current context, where students' motivation and interest are often affected by traditional and outdated teaching methods. The work in question addresses these issues with an innovative pedagogical proposal, aimed at revitalizing the teaching of Mathematics at the Monsenhor Joaquim Honório State School, with a special focus on the results of the Basic Education Evaluation System of Rio Grande do Norte (SIMAIS/RN). The research identifies the need for a pedagogical intervention that goes beyond the standard curriculum, incorporating active learning methodologies to engage students more effectively. The study takes a mixed approach, combining quantitative and qualitative analysis to assess the impact of the strategies implemented. The results discussed reveal a significant increase in the performance of students in SIMAIS/RN evaluations after the implementation of the pedagogical intervention. In addition, there was an increase in students' interest in Mathematics, indicated by greater participation in the proposed activities and positive feedback. The proposed intervention proved to be an effective strategy to improve not only academic results, but also to rescue students' interest in the discipline
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ADRIANO MARQUES DE SOUZA
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Explorando operações: o uso do Construc 3 para produção de jogos
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Orientador : RONALDO CESAR DUARTE
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MEMBROS DA BANCA :
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RONALDO CESAR DUARTE
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GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES
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MÁRCIA MARIA ALVES DE ASSIS
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Data: 21/08/2024
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Este trabalho propõe uma metodologia de ensino para a aprendizagem de matemática utilizando o jogo "Explorando Operações", que envolve o cálculo das quatro operações básicas. A proposta para aplicação do jogo é realizada de maneira gamificada, inserida em uma sequência didática estruturada. Esta proposta surge como resposta aos baixos índices de proficiência em matemática no ensino básico, enfatizando a validade das metodologias ativas como uma alternativa eficaz de ensino para os estudantes. O trabalho apresenta a engine Construct 3 como uma ferramenta para a produção de jogos educativos ou como uma proposta de atividade prática com os alunos. Além disso, é relatada uma experiência bem-sucedida de utilização do Construct 3 em sala de aula, demonstrando os benefícios e a eficácia desta abordagem no processo de ensino-aprendizagem.
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RODRIGO SAMIR LOPES MARTINS DA SILVA
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A geometria analítica com a aplicação de vetores para a
resolução de problemas
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Orientador : EDGAR SILVA PEREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDGAR SILVA PEREIRA
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FAGNER LEMOS DE SANTANA
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OTTO AUGUSTO DE MORAIS COSTA
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Data: 22/08/2024
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O presente trabalho tem o objetivo de mostrar que a utilização de vetores no estudo de Geometria Analítica no ensino médio, não só facilitar o entendimento dos conceitos e demonstrações, como também agilizar a resolução de problemas, otimizando o tempo - um fator muito relevante em concursos como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O trabalho destaca que a grande maioria dos livros didáticos de matemática disponíveis não trata desse assunto com a abordagem necessária nem tampouco vetorial, com isso, foi confeccionado um material para uso de professores, estudantes olímpicos, de pós graduação, de graduação e para aqueles que almejam concursos militares ou que desejam aprender mais sobre geometria analítica e vetores. Nessa dissertação, fizemos um apanhado histórico sobre a geometria analítica, a sua origem até os dias atuais, desenvolvemos a teoria básica de geometria analítica até retas, e o estudo básico de vetores até produto vetorial. Para esse objetivo utilizamos o software Geogebra para representar e elucidar algumas representações geométricas e vetoriais a fim de uma total compreensão sobre tal tópico.
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This paper aims to show that the use of vectors in the study of Analytical Geometry in high school not only facilitates the understanding of concepts and demonstrations, but also speeds up problem solving, optimizing time - a very relevant factor in competitions such as the National High School Exam (ENEM). The paper highlights that the vast majority of available mathematics textbooks do not address this subject with the necessary approach, nor do they address it in a vectorial manner. Therefore, a material was created for use by teachers, Olympic students, graduate students, undergraduate students, and those who are aiming for military competitions or who wish to learn more about analytical geometry and vectors. In this dissertation, we made a historical overview of analytical geometry, its origins to the present day, developed the basic theory of analytical geometry up to straight lines, and the basic study of vectors up to the vector product. For this purpose, we used the Geogebra software to represent and elucidate some geometric and vector representations in order to fully understand this topic.
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MARCOS LÚCIO RIBEIRO
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Desempenho de estudantes no ENSINO PRESENCIAL vs ENSINO REMOTO
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Orientador : PAULO ROBERTO FERREIRA DOS SANTOS SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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PAULO ROBERTO FERREIRA DOS SANTOS SILVA
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RICARDO NUNES MACHADO JUNIOR
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VIVIANE KLEIN
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Data: 27/08/2024
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A pandemia da COVID-19 acelerou a necessidade de adaptação ao ensino remoto, revelando desafios significativos, como a falta de treinamento e a necessidade de integração de novas tecnologias pelos professores. Este trabalho explora a eficácia de diferentes tipos de aulas de matemática, nas formas síncrona e assíncrona, que, excetuando-se pelas aulas de forma presencial, foram amplamente utilizadas no período pandêmico. Este trabalho focou em fazer a comparação entre esses tipos de aula, que nas formas remotas foram viabilizadas por meio das seguintes plataformas: YouTube, Google Meet, Google forms e whatsapp. Os resultados foram obtidos, por meio de atividades avaliativas, enquetes, questionário e vasta pesquisa bibliográfica, que permitiram uma visão geral panorâmica das aulas aqui investigados.
A análise das preferências dos alunos mostrou uma clara preferência pelas aulas presenciais, que proporcionam maior interação e concentração. No entanto, as aulas remotas, especialmente aquelas gravadas e disponibilizadas no YouTube, mostraram-se vantajosas em termos de flexibilidade, permitindo que os alunos revisassem o conteúdo no seu próprio ritmo. Apesar disso, as aulas presenciais ainda demonstraram melhores resultados em termos de aprendizado e engajamento, principalmente devido à interação direta entre professores e alunos.
Os resultados indicam que, embora as tecnologias digitais ofereçam oportunidades valiosas para enriquecer o ensino, elas ainda enfrentam desafios significativos, como a necessidade de melhor treinamento para os professores e a superação de barreiras técnicas. A dissertação conclui que uma combinação equilibrada entre aulas presenciais e digitais pode ser a chave para um ensino de matemática mais eficaz e adaptado às necessidades dos alunos na era digital. O desenvolvimento de guias práticos e a continuidade da pesquisa são essenciais para maximizar o potencial dessas tecnologias na educação.
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The COVID-19 pandemic accelerated the need for adaptation to remote learning, revealing significant challenges such as the lack of training and the need for teachers to integrate new technologies. This work explores the effectiveness of different types of mathematics classes, both synchronous and asynchronous, which, apart from in-person classes, were widely used during the pandemic. This study focused on comparing these types of classes, which, in their remote forms, were facilitated through platforms such as YouTube, Google Meet, Google Forms, and WhatsApp. The results were obtained through evaluative activities, surveys, questionnaires, and extensive bibliographic research, providing a comprehensive overview of the classes investigated here.
The analysis of student preferences showed a clear preference for in-person classes, which offer greater interaction and concentration. However, remote classes, particularly those recorded and made available on YouTube, proved advantageous in terms of flexibility, allowing students to review the content at their own pace. Despite this, in-person classes still demonstrated better results in terms of learning and engagement, mainly due to the direct interaction between teachers and students.
The results indicate that while digital technologies offer valuable opportunities to enrich education, they still face significant challenges, such as the need for better teacher training and overcoming technical barriers. The dissertation concludes that a balanced combination of in-person and digital classes may be key to more effective mathematics education, tailored to students' needs in the digital age. The development of practical guides and continued research are essential to maximizing the potential of these technologies in education.
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MATEUS FELIPE MENDES DOS SANTOS
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Aritmética dos Restos: Jogos e Aplicações para o Ensino
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Orientador : FAGNER LEMOS DE SANTANA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANNAXSUEL ARAUJO DE LIMA
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FAGNER LEMOS DE SANTANA
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VIVIANE SIMIOLI MEDEIROS CAMPOS
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Data: 29/08/2024
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Este trabalho tem por objetivo apresentar, de forma intridutória, o conceito de Aritmética dos restos ou Aritmética modular, destacando a importância dessa área em nosso cotidiano. Para isso, vamos mostrar alguns conceitos fudamentais que embasam essa área. Ademais, vamos perpassar pela parte histórica destacando os principais povos e matemáticos que conribuiram para o desenvolvimento dessa área. Mostraremos como a aritmética dos restos aparecem na nossa vida em várias aplicações e finalizaremos este trabalho com jogos que utilizam e se baseiam na aritmética dos restos os quais podem ser utilizados no ensino básico.
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This work aims to present, in an introductory way, the concept of Arithmetic of Remainders or Modular Arithmetic, highlighting the importance of this area in our daily lives. To do this, we will show some fundamental concepts that underlie this area. Moreover, we pass through the historical part highlighting the main civilizations and mathematicians who contributed to this area. We will show how the arithmetic of remainders appears in our lives in various applications, and we will finish this work with games that use and are based on the arithmetic of remainders and can be used in the basic education.
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ALBERTO DE SOUSA E SILVA
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Indução Matemática na prova de fórmulas combinatórias: dos livros didáticos à sala de aula
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Orientador : ALAN DE ARAUJO GUIMARAES
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MEMBROS DA BANCA :
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ALAN DE ARAUJO GUIMARAES
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DEBORA BORGES FERREIRA
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ENAI TAVEIRA DA CUNHA
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Data: 29/08/2024
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A indução matemática é uma técnica de demonstração extremamente importante e útil na prova de resultados em várias áreas da matemática, como teoria dos números, combinatória, geometria, entre outras. No entanto, atualmente, essa técnica não é amplamente ensinada ou explorada no contexto do ensino médio. Diante disso, o objetivo central deste trabalho é propor a utilização da indução matemática nesse nível de ensino, especificamente no estudo de análise combinatória (binômio de Newton e triângulo de Pascal). Além disso, buscamos promover uma reflexão sobre a abordagem dessa temática nos livros didáticos do ensino médio. Para alcançar esse objetivo, inicialmente selecionamos quatro coleções de livros didáticos do ensino médio e realizamos uma análise crítica de como esses livros abordam os conceitos mencionados. Escolhemos propositalmente coleções de décadas distintas, evidenciando a mudança de abordagem ao longo de um período de trinta anos. Concluímos o trabalho apresentando uma sequência didática que permite ao docente utilizar a indução matemática em sala de aula para a prova de fórmulas combinatórias (teorema do binômio de Newton e teoremas do triângulo de Pascal), com o objetivo de facilitar a compreensão dos conteúdos de combinatória mencionados. A abordagem adotada em nossa sequência didática contrasta com as abordagens tradicionalmente encontradas nos livros do ensino médio.
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Mathematical induction is an extremely important and useful proof technique in establishing results in various areas of mathematics, such as number theory, combinatorics, geometry, and others, However, currently, this technique is not widely taught or explored in the context of high school education. Given this, the central objective of this work is to propose the use of mathematical induction at this level of education, specifically in the study of combinatorial analysis (Newton's binomial theorem and Pascal's triangle). Additionally, we seek to promote reflection on the approach to this topic in high school textbooks. To achieve this objective, we initially selected four collections of high school textbooks and conducted a critical analysis of how these books address the mentioned concepts. We deliberately chose collections from different decades to highlight the change in approach over a thirty-year period. We concluded the work by presenting a didactic sequence that allows teachers to use mathematical induction in the classroom to prove combinatorial formulas (Newton's binomial theorem and Pascal's triangle theorems), aiming to facilitate the understanding of the mentioned combinatorial content. The approach adopted in our didactic sequence contrasts with the approaches traditionally found in high school textbooks.
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JOSÉ RICARDO DE LIMA FERREIRA
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Aprendendo geometria explorando o contexto e realidade do litoral do Rio Grande do Norte
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Orientador : VIVIANE KLEIN
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MEMBROS DA BANCA :
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VIVIANE KLEIN
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PAULO ROBERTO FERREIRA DOS SANTOS SILVA
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ANNAXSUEL ARAUJO DE LIMA
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Data: 29/08/2024
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Neste trabalho, conduzido na Escola Municipal Vicência Castelo, localizada em Pipa, Tibau do Sul-RN, propomos uma abordagem inovadora para o ensino de Geometria, valorizando a experiência prática dos alunos. Iniciamos o texto explorando o conceito de etnomatemática e, em seguida, destacamos a relevância das malhas na construção dos conceitos das figuras geométricas, utilizando a tarrafa como objeto de estudo. Nossa investigação foca no estudo das figuras geométricas planas, ancorando-se na técnica dos pescadores para o conserto das redes. Propomos desafios práticos com as malhas, elaborados pelo autor da dissertação com base na experiência direta com os instrumentos de pesca. Além disso, examinamos a exploração dos espaços e formas a partir de imagens aéreas e a construção de plantas baixas, utilizando essas perspectivas para uma melhor compreensão espacial. A abordagem dos sólidos geométricos é facilitada pelo uso dos softwares GeoGebra e Tinkercad, bem como pela construção de modelos com areia da praia. O acompanhamento das atividades é detalhado através de uma rotina de estudo sistemática, e os resultados dos desempenhos dos alunos são apresentados por meio de gráficos, evidenciando o impacto das atividades práticas baseadas em sua vivência.
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In this work, carried out at the Vicencia Castelo Municipal School, located in Pipa, Tibau do Sul-RN, we propose an innovative approach to teaching geometry, valuing the students' practical experience. We begin the text by exploring the concept of ethnomathematics and then highlight the relevance of meshes in the construction of geometric figure concepts, using the cast net as the object of study. Our investigation focuses on the study of plane geometric figures, anchored in the fishermen's technique for repairing nets. We propose practical challenges with meshes, developed by the author of the dissertation based on direct experience with fishing tools. In addition, we examine the exploration of spaces and shapes from aerial images and the construction of floor plans, using these perspectives for a better spatial understanding. The approach to geometric solids is facilitated by the use of GeoGebra and Tinkercad software, as well as by building models with beach sand. The activities are monitored in detail through a systematic study routine, and the results of the students' performance are presented in graphs, showing the impact of practical activities based on their experience.
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MARCO ANTÔNIO CAMPOS DE LIRA
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Do triângulo retângulo ao ciclo trigonomético: Conceitos e aplicações.
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Orientador : CARLOS ALEXANDRE GOMES DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ALEXANDRE GOMES DA SILVA
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ELTHON JOHN RODRIGUES DE MEDEIROS
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ESTEBAN PEREIRA DA SILVA
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Data: 30/08/2024
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O presente trabalho oferece uma análise detalhada sobre a evolução da trigonometria ao longo da história, destacando como os antigos físicos e matemáticos desenvolveram e empregaram os princípios que hoje conhecemos como trigonometria. Inicialmente, essa teoria foi fundamental para a determinação de distâncias planetárias e, com o tempo, passou a ser aplicada no estudo dos movimentos periódicos e na modelagem de fenômenos naturais.
O estudo também propõe uma abordagem alternativa a para o ensino da trigonometria no Ensino Médio. A proposta inclui uma transição gradual e lógica do estudo da trigonometria no triângulo retângulo para a trigonometria na circunferência trigonométrica. Esse método visa proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada e coesa da matéria, ligando conceitos históricos com aplicações práticas modernas.
Através desta abordagem, busca-se não apenas facilitar a compreensão dos conceitos trigonométricos, mas também despertar o interesse dos alunos pela história e evolução dessa importante área da matemática.
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This work provides a detailed analysis of the evolution of trigonometry throughout history, highlighting how ancient physicists and mathematicians developed and employed the principles we now know as trigonometry. Initially, this theory was crucial for determining planetary distances and, over time, came to be applied in the study of periodic movements and the modeling of natural phenomena.
The study also proposes an alternative approach to teaching trigonometry in high school. This approach includes a gradual and logical transition from studying trigonometry in the right triangle to trigonometry in the unit circle. This method aims to offer students a more comprehensive and cohesive understanding of the subject, linking historical concepts with modern practical applications.
Through this approach, the goal is not only to facilitate the understanding of trigonometric concepts but also to spark students' interest in the history and development of this important area of mathematics.
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VALDIR BELO CARDOSO
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Técnicas (não) usuais de resolução de problemas: Paridade, Argumentos combinatórios, Contagens duplas, Invariância e colorimentos
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Orientador : CARLOS ALEXANDRE GOMES DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ALEXANDRE GOMES DA SILVA
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ESTEBAN PEREIRA DA SILVA
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ELTHON JOHN RODRIGUES DE MEDEIROS
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Data: 30/08/2024
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O objetivo deste trabalho é explorar técnicas de resolução de problemas envolvendo paridade em diversos contextos, focando sua aplicação em argumentos combinatórios e contagens duplas para alunos do ensino básico. Através da análise de diferentes situações, o trabalho destaca métodos de contagem que utilizam invariantes, promovendo uma compreensão mais profunda das propriedades matemáticas subjacentes. Também é abordada a teoria dos colorimentos, enfatizando a relevância das técnicas combinatórias na resolução de problemas de coloração de grafos. O estudo explora como paridade, argumentos combinatórios, contagens duplas, invariantes e colorimento estão interconectados, demonstrando a aplicabilidade e as relações entre esses conceitos em diversas situações matemáticas.
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RICHARDSON LUCAS CARDOSO DOS SANTOS
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MODELO MATEMaTICO DO TIPO SIR APLICADO AO VIRUS DA COVID-19 NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
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Orientador : DEBORA BORGES FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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DEBORA BORGES FERREIRA
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RAINELLY CUNHA DE MEDEIROS
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RONALDO CESAR DUARTE
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Data: 28/11/2024
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A propagação do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, pode ser modelado matematicamente através de um modelo de contágio compartimental do tipo SIR, modelo que depende de um sistema de equações diferenciais. Dessa forma, um dos objetivos desse trabalho é apresentar uma discretização dessas equações diferencias e aplicá-las à população do estado do Rio Grande do Norte com o propósito de analisar e compreender seu comportamento. Para tanto, foi utilizado o software de planilhas Excel para calcular os dados numéricos de sua propagação assim como os gráficos que descrevem a variação numerica dos compartimentos do modelo. Durante o processo a modelagem matematica se faz necessaria o que nos leva a um segundo objetivo: inspirar o uso da modelagem matematica como técnica de apoio ao ensino de matemática no ensino básico, para isso ao final do trabalho é apresentado um roteiro de aula com o intuito de orientar o professor que desejar utilizar essa tecnica em suas aulas.
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The spread of the SARS-CoV-2 virus, which causes Covid-19, is mathematically modeled through a compartimental contagion model of the SIR (Susceptible- Infected-Removed) type, which depends on a system of differential equations. Therefore, this work aims to present a discretization of differential equations and apply them to the population of the state of Rio Grande do Norte with the purpose of analyzing and understanding their behavior. To this end, Excel spreadsheet software was used to calculate the numerical data of its propagation as well as the graphs that describe the numerical variation of the model compartments. During the process, mathematical modeling is necessary and in view of this, mathematical modeling was used as a technique to support the teaching of mathematics in basic education. At the end of the work, a lesson guide will be presented with the aim of guiding teachers who wish to use this technique in their classes.
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