Indução Matemática na prova de fórmulas combinatórias: dos livros didáticos à sala de aula
Ensino Médio; Indução Matemática; Combinatória; Sequência Didática.
A indução matemática é uma técnica de demonstração extremamente importante e útil na prova
de resultados em várias áreas da matemática, como teoria dos números, combinatória,
geometria, entre outras. No entanto, atualmente, essa técnica não é amplamente ensinada ou
explorada no contexto do ensino médio. Diante disso, o objetivo central deste trabalho é propor
a utilização da indução matemática nesse nível de ensino, especificamente no estudo de análise
combinatória (binômio de Newton e triângulo de Pascal). Além disso, buscamos promover uma
reflexão sobre a abordagem dessa temática nos livros didáticos do ensino médio. Para alcançar
esse objetivo, inicialmente selecionamos quatro coleções de livros didáticos do ensino médio e
realizamos uma análise crítica de como esses livros abordam os conceitos mencionados.
Escolhemos propositalmente coleções de décadas distintas, evidenciando a mudança de
abordagem ao longo de um período de trinta anos. Concluímos o trabalho apresentando uma
sequência didática que permite ao docente utilizar a indução matemática em sala de aula para a
prova de fórmulas combinatórias (teorema do binômio de Newton e teoremas do triângulo de
Pascal), com o objetivo de facilitar a compreensão dos conteúdos de combinatória
mencionados. A abordagem adotada em nossa sequência didática contrasta com as abordagens
tradicionalmente encontradas nos livros do ensino médio.