Banca de DEFESA: FERNANDO MONTANARO PAIVA DE ALMEIDA

DATA : 23/03/2020
LOCAL: Sala de Seminários DMA UFRN

Trabalhando com Bolas e Intervalos: Uma abordagem introdutória da Topologia

topologia, espaços métricos, bolas, intervalos.

Topologia e um ramo da Matemática que estuda as características e propriedades de objetos e formas que, mesmo ao serem deformados, mantém essas propriedades. Desenvolvida a partir de necessidades que não eram atendidas apenas com conhecimentos de Geometria e aperfeiçoada com o passar do tempo com descobertas de vários matemáticos ilustres, este ramo é comumente visto no ensino superior. Porém o seguinte trabalho foi elaborado com o intuito de apresentar, de uma maneira introdutória, tópicos de Topologia Matemática que podem ser tratados no ensino médio, considerando as limitações de saberes aplicadas ao nível de ensino - como a ideia de intervalos - e os conhecimentos já aprendidos durante a jornada estudantil dos alunos. Para tal, serão apresentadas maneiras de introduzir ideias de Topologia, como o conceito de bolas e esfera, por intermédio de conceitos já vistos pelos alunos, aliando também com exemplos concretos que podem ser encontrados no seu cotidiano. Entendemos que o domínio de certos conhecimentos da Topologia de Espaços Métricos traz um maior conforto no trato das minúcias de modelos matemáticos que envolvam a reta e o plano. Aqui, a noção de métrica é abordada de maneira bastante intuitiva, uma vez que os alunos já estão habituados com a noção de distância entre dois pontos, seja na reta ou no plano.

Presidente - 2476017 - JAQUES SILVEIRA LOPES
Interna - 2350596 - GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES