O JOGO SENHA E O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Jogo Senha; Princípio Fundamental da Contagem; Laboratório
de Matemática; Escola de Tempo Integral.
Esta dissertação apresenta uma abordagem do jogo Senha para uma turma de
segunda série do Ensino Médio, no Laboratório de Matemática da Escola
Estadual de Tempo Integral Winston Churchill, do ano de 2017. Para isso,
serão apresentados os contextos do professor, da escola e dos alunos;
expostos a fundamentação teórica, a história, as regras e as versões do
jogo Senha e o conteúdo matemático utilizado nessa aplicação, o Princípio
Fundamental da Contagem; será mostrado como foram feitos o planejamento e
a execução da atividade, finalizando com uma discussão sobre o
questionário aplicado para os estudantes. Para a construção desse
trabalho, foram feitas pesquisas bibliográfica, documental e experimental.
Como sugestão, uma lista de exercícios é proposta aos professores, com
questões que abordam o conteúdo do Princípio Fundamental da Contagem,
extraídas, principalmente, do Exame Nacional do Ensino Médio, da Olimpíada
Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e do livro didático da
segunda série do Ensino Médio, dos autores Gelson Iezzi et al., do ano de
2016, Matemática: ciência e aplicações. Verificou-se que trabalhar com
jogo em sala de aula é importante e interessante, pois faz com que o
estudante compreenda melhor o conceito abordado em sala, mesmo que o jogo
ocorra antes ou depois da apresentação desse conceito, além de gerar
outras habilidades nesse sujeito, e também possibilita ao professor uma
aula diferente do tradicional quadro e giz, saindo da rotina diária que há
muito tempo vem tomando conta das nossas salas de aula.