Banca de QUALIFICAÇÃO: KHADIJA JOBIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KHADIJA JOBIM
DATA : 13/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões do Centro de Biociências
TÍTULO:

Novos taxa esporocárpicos no filo Glomeromycota: Sclerocarpum amazonicum et sp. nov. na família Glomeraceae (Glomerales) e Diversispora sporocarpia sp. nov. na família Diversisporaceae (Diversisporales)


PALAVRAS-CHAVES:

Fungos micorrízicos arbusculares; Glomerocarpos; Morfologia; Filogenia molecular; 94 RPB1, SSU‒ITS‒LSU rDNA


PÁGINAS: 17
RESUMO:

Das cerca de 300 espécies do filo Glomeromycota, compreendendo os fungos Micorrízicos Arbusculares (FMA), somente 24 foram originalmente descritos com formação glomoide em esporocarpos não organizados com um perídio e uma gleba, no qual os esporos são distribuídos randomicamente. Contudo, a filogenia molecular de muitas dessas espécies permanece desconhecida.  Encontramos esporocarpos não organizados de dois fungos produzindo esporos glomoides, um na floresta amazônica (floresta tropical) e o segundo na floresta da Polônia (floresta temperada). A morfologia singular dos dois fungos sugerem que eles são espécies indescritas. Análises filogenéticas subsequentes de sequências de SSU‒ITS‒LSU do DNA ribosomal e do gene RPB1 confirmaram essa premissa e situaram o fungo brasileiro em um clado separado no nível de gênero, fortemente divergente de seu grupo irmão representando o gênero Glomus sensu strictu na família Glomeraceae (ordem Glomerales). O fungo polonês foi acomodado em um grupo irmão do clado que agrupa sequências de Diversispora epigae, um fungo que também ocasionalmente produz esporos em esporocarpos, pertencente a Diversisporaceae (Diversisporales). Consequentemente, o fungo brasileiro foi descrito aqui como um novo gênero e nova espécie Sclerocarpum gen. nov. e S. amazonicum sp. nov., respectivamente. O fungo polonês foi descrito como D. sporocarpia sp. nov. Em adição, os presumidos motivos para a baixa representação de espécies esporocárpicas em Glomeromycota foram discutidos e a distribuição conhecida das espécies esporocárpicas de Glomeromycota foram delineadas. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1755051 - BRUNO TOMIO GOTO
Externa à Instituição - DANIELLE KARLA ALVES DA SILVA - UNIVASF
Interna - 1997012 - RAQUEL CORDEIRO THEODORO

Notícia cadastrada em: 30/04/2019 13:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao