Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO BAPTISTA GONDIM DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOAO BAPTISTA GONDIM DE ARAUJO
DATA : 15/08/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 01 do Prédio da Pós Graduação em Produção Animal/Sede UFRN
TÍTULO:

Influência do polimorfismo da kapa caseina, na composição e incidência de leite instavel não ácido (LINA) em amostras de leite submetidas ao teste do alcool em várias concentrações.


PALAVRAS-CHAVES:

Lina, Teste do álcool, Polimorfismo, Kappa-caseína, CCS


PÁGINAS: 30
RESUMO:

O leite bovino é um alimento de alta importância nutricional e econômico para o ser humano. O mercado de lácteos tem procurado cada vez mais matéria prima de boa qualidade que gere um bom rendimento e sem ocasionar problemas no processo industrial. As amostras de leite foram coletadas na Fazenda São Miguel localizada no município de São Gonçalo do Amarante Estado do Rio Grande do Norte utilizando o sistema Free Stall, e com o rebanho da raça Jersey genotipados para beta e kappa caseína e selecionada para variante de beta caseína A2A2. Foram coletadas 127 amostras e realizadas análises de acidez titulável, CCS, Composição centesimal, e estabilidade pelo álcool nas concentrações de 72°, 74° e 78°. No experimento não foi observada influência do polimorfismo da kappa caseína para os níveis de proteína, gordura, lactose, sólidos totais e extrato solido sem gorduras. Não foi observada nenhuma correlação significativa da CCS com os demais componentes estudados. Porém houve diferenças significativas em vários níveis entre os demais componentes destacaram-se pelas altas correlações a Gordura com ST, Proteína com a Lactose, ST , SNG ; Lactose com ST , SNG Não se observou a influência do polimorfismo da kappa-Caseína na estabilidade do leite. Não foi observado influência da contagem de células somáticas com a incidência de LINA. Não foi observado efeito dos polimorfismos da Kappa-caseína na CCS.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2313454 - ADRIANO HENRIQUE DO NASCIMENTO RANGEL
Interno - 1306682 - LUIS HENRIQUE FERNANDES BORBA
Externo ao Programa - 1726100 - MARCONE GERALDO COSTA - UFRN
Notícia cadastrada em: 05/08/2022 17:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao