Estabilização de solo-cimento com adição de cinzas de resíduos sólidos da saúde
Estabilização de solo-cimento- adição- cinzas de resíduos sólidos da saúde
Este trabalho apresenta a análise da características físico-químicas, mineralógicas e do comportamento mecânico da estabilização química de solo com cimento Portland e cinzas RSS como aditivo. Investigou-se a viabilidade técnica da utilização desse composto em camadas de pavimentos rodoviários. Utilizou-se um solo arenoso, cimento Portland comum com adição de pozolana e cinzas de RSS. A metodologia envolveu a investigação das amostras a partir de ensaios de caracterização geotécnica do solo e do comportamento mecânico das misturas de solo-cimento e solo-cimento-cinza. Realizou-se ensaios de compactação em corpos de prova moldados com solo puro e solo-cimento nas energias normal, intermediária e modificada com os teores cimento adicionados de 0%, 3%, 6% e 9%. O traço que apresentou melhor resultado foi com adição de 9% de cimento, na energia modificada, com aumento de resistência em 8,95% em relação à inicial. Sucedeu-se o ensaio de CBR no solo puro, a uma energia normal e umidade acima de 5,94% atingiu-se os valores mínimos de CBR exigidos para sub-base, contudo, não alcançou os valores requeridos para uso em bases de pavimentos. Realizou-se ensaios de compressão simples e foi encontrado, na energia normal e teor de 9% de cimento, o resultado de 25,31 kgf/cm², o que atende o mínimo exigido para uso de solo-cimento em pavimentos. Utilizou-se esse teor de cimento para os ensaios de compressão com o solo-cimento-cinza, com o teor de cinzas de 5%, 10% e 20% na energia normal, obteve-se os valores de 56,62 kgf/cm², 38,43 kgf/cm² e 32,46 kgf/cm², respectivamente. Em todos os traços com adição de cinzas de RSS, os valores da resistência a compressão simples obtiveram incremento. A incorporação de até 20% de cinzas ao traço demonstrou que é viável tecnicamente a utilização de cinzas de RSS na estabilização química de solo-cimento em sub-bases e bases de pavimento.