ANÁLISE DE PAREDES DE CONTRAVENTAMENTO DE ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS DE CONCRETO CONSIDERANDO OS EFEITOS DA FISSURAÇÃO
Alvenaria estrutural; paredes de contraventamento; modelagem computacional; modelo de barras equivalentes; modelo de pórtico tridimensional; fissuração na junta horizontal.
O presente trabalho consistiu na análise do comportamento de paredes de contraventamento de alvenaria estrutural de blocos de concreto, por meio de modelagem computacional considerando-se os efeitos da fissuração das juntas horizontais de argamassa. Para tanto, foram modelados diversas tipologias estrutural de paredes de contraventamento utilizando-se um modelo simplificado que utiliza elementos de barra na ediscretização, sendo denominado modelo de barras equivalentes (MBEq). O modelo foi ajustado por meio da inclusão de elementos de ligação entre as barras verticais para simular numericamente o efeito da fissuração na junta horizontal de argamassa. A validação do modelo ajustado foi realizada a partir de resultados de ensaios em laboratório com paredes de alvenaria em escala reduzida solicitadas por forças horizontais e verticais. Numa segunda etapa da pesquisa foram escolhidas algumas paredes de contraventamento de um projeto de edifício para realização de análises individuais, utilizando, agora, um modelo híbrido constituído pela associação entre o MBEq e um modelo de pórtico tridimensional (MPT) baseado no Modelo de Yagui para análise de núcleos estruturais de concreto armado. Por fim, foi realizada a modelagem computacional de um edifício cpm 19 pavimentos utilizando o modelo híbrido com discretização pelo MBEq até o terceiro pavimento e pelo MPT nos demais pavimento do edifício, utilizando o software de análise computacional SAP2000. Os resultados obtidos indicaram que a modelagem computacional idealizada reproduziu de forma consistente os efeitos da fissuração, simulando adequadamente o comportamento não linear da alvenaria.