ANÁLISE DE UM SOLO MISTURADO COM DIFERENTES PERCENTUAIS DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD) PARA UTILIZAÇÃO EM OBRAS VIÁRIAS VISANDO UMA AÇÃO DE GESTÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL
Pavimentos sustentáveis. Agregados reciclados. Resíduos para pavimentação
A indústria da construção civil é responsável por um consumo de 20 a 50% dos recursos naturais existentes no planeta, e, uma maneira de mitigar a crescente exploração de jazidas de extração de agregados naturais e ampliar a utilização de resíduos, são os estudos da aplicação destes nas obras de pavimentação tendo em vista a reincorporação dos resíduos na cadeia da construção civil. Baseando-se neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar tecnicamente o potencial de aplicação dos resíduos de construção e demolição de obras (RCD) como uma possibilidade de reuso eficiente em camadas de base e sub-base de pavimentos, por meio de análise comparativa entre misturas de solo-brita e solo- RCD, a partir de ensaios de módulos de resiliência (MR) tendo em vista as diretrizes do novo método de dimensionamento de pavimentos flexíveis do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). O desempenho mecânico dos RCD em misturas com solo avaliado pelo MR e pela deformação permanente ainda é pouco analisado de acordo com revisões feitas na literatura disponível e com a implantação do novo método de dimensionamento, estes parâmetros são fundamentais. Além disto, o RCD objeto desta pesquisa tem características regionalizadas, como em geral ocorre em cada cidade. Para a realização do trabalho, foram realizados ensaios triaxiais de carga repetida para determinação do MR de misturas de Solo-Brita e Solo-RCD em várias proporções. Com base nos dados obtidos nestes ensaios realizou-se o dimensionamento de uma estrutura de pavimento
utilizando o software MeDiNa para verificar se a utilização de misturas de solo com os agregados de RCD proporcionaria camadas estruturais de base e sub-base com desempenho comparável ao de solo-brita, cujo emprego já está normalizado por alguns órgãos rodoviários. Os resultados obtidos através do dimensionamento utilizando o software MeDiNa comprovou a possibilidade da utilização da mistura de Solo-RCD nas proporções 70-30, respectivamente, em camada de base e sub-base de pavimentos de forma adequada. A partir da magnitude do MR ratificou-se a potencialidade de emprego da mistura de solo com estes resíduos de construção regional, em proporções específicas, em uma estrutura de pavimento, o que impulsiona ações de conservação e manutenção dos recursos naturais por meio da utilização de RCD na pavimentação local.