DANOS DE INSTALAÇÃO EM GEOGRELHAS APLICADAS EM PAVIMENTOS COM CBUQ
Pavimentação; Reforço; Geogrelha
Meio essencial para a locomoção de pessoas e cargas em todo território nacional, o transporte rodoviário ganha destaque no ramo social e econômico. No entanto, com as aplicações de recursos insuficientes na infraestrutura, esta passa a apresentar patologias as quais necessitam ser sondadas, como também os mecanismos que as motivaram, para a escolha de alternativas de restauração ou prevenção adequadas. Assim, a fim de aumentar a vida útil do pavimento, geralmente estimada em 20 anos, e proporcionar aos usuários condições de trafegabilidade eficiente preenchendo os requisitos de conforto, economia e segurança, foram desenvolvidas tecnologias a qual pode-se destacar o uso dos reforços nas obras viárias. Dessa maneira, geossintético, principalmente geogrelhas, vêm ganhando espaço na pavimentação por minimizarem o tempo de execução, custos e até impactos ambientais. Portanto, este trabalho será desenvolvido em um trecho urbano experimental na cidade de Natal-RN e apresenta como finalidade a comparação do comportamento mecânico de uma via reforçada com três tipos de geogrelhas distintas, diferenciadas pela abertura e rigidez, com uma via sem reforço, realizada através do acompanhamento mensal após a finalização da obra. Além disso, por meio de ensaios de resistência à tração unidirecional serão avaliados e confrontados os desempenhos das geogrelhas antes e após a instalação das mesmas na via, constatando os possíveis danos ocasionados. Logo, baseando-se em estudos anteriores espera-se que a aplicação do geossintético como reforço no local analisado reduza as deformações elásticas e permanentes no pavimento, bem como as tensões verticais nas camadas inferiores, aprimorando a capacidade estrutural do pavimento e aumentando, portanto, sua vida útil.