Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR DA SILVA REBOUCAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARTHUR DA SILVA REBOUCAS
DATA : 17/02/2017
HORA: 08:00
LOCAL: AUDITÓRIO CT
TÍTULO:

Análise da distribuição de carga em tabuleiros de pontes curvas.


PALAVRAS-CHAVES:

Pontes; Fatores de distribuição de carga móvel; Métodos
analíticos; Método dos elementos finitos.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Atualmente, devido ao adensamento das cidades e a demanda por infraestrutura, a necessidade de construir pontes e viadutos curvos tem se intensificado. Entretanto, a análise estrutural de pontes com essa geometria de tabuleiro ainda necessita de uma maior quantidade de contribuições, principalmente quando se trata da otimização da distribuição de carga nesse tipo de tabuleiro ou da comparação entre o uso de longarinas retas e curvas, com seções de alma cheia ou caixão. Por isso, o objetivo principal desse trabalho é analisar o comportamento de 3 sistemas estruturais diferentes de pontes curvas de concreto armado, avaliando a distribuição de momento fletor devido a carga móvel na posição longitudinal mais crítica a estrutura. Para identificar essa posição, foram determinadas as linhas de influência em função do raio de curvatura e do comprimento de cada ponte estudada. Em seguida foram construídos 15 modelos numéricos utilizando o MEF através do programa CSI Bridge V17 e feita uma análise dos modelos analíticos de cálculo existentes para tabuleiros curvos de vigas T (Método V-Load) e de seção celular (Método M/R), a fim de avaliar a variação da distribuição de carga móvel em função da curvatura da linha central da ponte, da existência ou não de transversinas de apoio e da metodologia de análise estrutural utilizada. Todos os estudos foram realizados
com as cargas móveis referentes ao TB-450 definido pela NBR 7188:2013. Os
métodos analíticos apresentaram resultados superestimados em todos os casos
analisados para a longarina ou septo externo à curva. A distribuição de momento
fletor devido a carga móvel é otimizada através da inserção de transversinas de
apoio, contudo nas pontes com seção em vigas T, tal distribuição apresenta maior
variação de parcela de carga do que nas pontes com seção celular, nas quais há
uma distribuição mais igualitária. Além disso, constatou-se que em todos os
sistemas estruturais, quanto maior a curvatura, maior é a parcela de carga que vai
para a longarina externa a curva.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1451817 - JOEL ARAUJO DO NASCIMENTO NETO
Interno - 1515200 - JOSE NERES DA SILVA FILHO
Externo ao Programa - 2087565 - RODRIGO BARROS
Notícia cadastrada em: 15/02/2017 09:50
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