A PUBLICIZAÇÃO DA VIDA PRIVADA COMO ELEMENTO CONSTITUTIVO DAS NOVAS SOCIABILIDADES: O ESPAÇO FACEBOOK
FACEBOOK - REDES DE RELACIONAMENTO ON-LINE - SOCIABILIDADES MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS - VIDA PRIVADA - NARRATIVAS DO EU.
A relação de comunicação entre usuário e computador não é mais diretiva de forma unívoca, mas é agora uma relação comunitária. Para Giddens a cultura digital está aportada no “deslocamento de um sistema baseado na manufatura de bens materiais para outro relacionado mais centralmente com informação” (1991, p. 12), é um período de emergência de um novo tipo de sistema social; para Castells (2003) é o período em que se evidencia o surgimento de uma nova estrutura social, essa estrutura inauguraria a era cibernética. O faceboook, como grande parte dos ambientes sociais, possui multivisualização, é agregador de pessoas, conformando novos arranjos sociais. Investiga-se como as postagens no feed de notícias do ambiente de relacionamento on-line facebook revelam processos através dos quais se instauram formas de sociabilidade mediadas pelas tecnologias digitais. Este pesquisa preocupa-se com a publicização da vida privada que se mostra como uma prática comum na atualidade e vêm se constituindo numa característica das sociabilidades nos territórios virtuais. Utiliza-se a etnografia virtual como possibilidade metodológica de pesquisa científica no campo das ciências sociais, quando se está tratando de objetos no ciberespaço, na medida em que esta é uma área com características bem peculiares como a virtualização, desterritorialização, desmaterialização e hibridação nas formas de linguagem. Para Bourdieu (2011) “a maior parte dos produtos só recebe seu valor social do uso social a que é submetido”. As redes de relacionamentos on-line são artefatos culturais que fazem parte do cenário cultural chamado ciberespaço, por isso nos permitem ler as marcas socioculturais desenhadas nelas, geralmente resultantes dos processos interativos humanos.