Banca de QUALIFICAÇÃO: LIANE FERREIRA DA TRINDADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIANE FERREIRA DA TRINDADE
DATA: 27/08/2013
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Reuniões do DCS
TÍTULO:

A PUBLICIZAÇÃO DA VIDA PRIVADA COMO ELEMENTO CONSTITUTIVO DAS NOVAS SOCIABILIDADES: O ESPAÇO FACEBOOK


PALAVRAS-CHAVES:

FACEBOOK - REDES DE RELACIONAMENTO ON-LINE - SOCIABILIDADES MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS - VIDA PRIVADA - NARRATIVAS DO EU.


PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

A relação de comunicação entre usuário e computador não é mais diretiva de forma unívoca, mas é agora uma relação comunitária. Para Giddens a cultura digital está aportada no “deslocamento de um sistema baseado na manufatura de bens materiais para outro relacionado mais centralmente com informação” (1991, p. 12), é um período de emergência de um novo tipo de sistema social; para Castells (2003) é o período em que se evidencia o surgimento de uma nova estrutura social, essa estrutura inauguraria a era cibernética. O faceboook, como grande parte dos ambientes sociais, possui multivisualização, é agregador de pessoas, conformando novos arranjos sociais. Investiga-se como as postagens no feed de notícias do ambiente de relacionamento on-line facebook revelam processos através dos quais se instauram formas de sociabilidade mediadas pelas tecnologias digitais. Este pesquisa preocupa-se com a publicização da vida privada que se mostra como uma prática comum na atualidade e vêm se constituindo numa característica das sociabilidades nos territórios virtuais. Utiliza-se a etnografia virtual como possibilidade metodológica de pesquisa científica no campo das ciências sociais, quando se está tratando de objetos no ciberespaço, na medida em que esta é uma área com características bem peculiares como a virtualização, desterritorialização, desmaterialização e hibridação nas formas de linguagem. Para Bourdieu (2011) “a maior parte dos produtos só recebe seu valor social do uso social a que é submetido”. As redes de relacionamentos on-line são artefatos culturais que fazem parte do cenário cultural chamado ciberespaço, por isso nos permitem ler as marcas socioculturais desenhadas nelas, geralmente resultantes dos processos interativos humanos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347248 - JOSE ANTONIO SPINELI LINDOZO
Interno - 1501788 - ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
Interno - 1149447 - NORMA MISSAE TAKEUTI
Externo à Instituição - VERGAS VITORIA ANDRADE DA SILVA - IFRN
Notícia cadastrada em: 30/07/2013 08:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao