Banca de DEFESA: EMANUELLA GRACY NUNES CADÓ SOUSA

DISCENTE: EMANUELLA GRACY NUNES CADÓ SOUSA
DATA: 31/05/2013
LOCAL: Auditório A do CCHLA

LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ENQUANTO ESTRATÉGIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO MUNICIPIO DE MACAÍBA/RN

PNAE; Segurança Alimentar e Nutricional; Agricultura Familiar.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Sociologia Rural

A presente dissertação tem como objetivo compreender a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar enquanto estratégia para Segurança Alimentar e Nutricional do município de Macaíba/RN, levando em consideração a implementação da Lei da Alimentação Escolar, 11.947 de 2009. O programa foi estendido para toda a rede pública de educação básica, de jovens e de adultos, além de garantir que 30% dos repasses do FNDE, fossem destinados para a aquisição de produtos da agricultura familiar. A pesquisa foi realizada com agricultores familiares do assentamento Quilombo dos Palmares II, os mesmos exercem o autoconsumo, que se refere à produção animal, vegetal ou transformação caseira que é produzida pelos membros da família e que é utilizada na alimentação do grupo correspondente de acordo com suas necessidades, além da reciprocidade entre vizinhos, como a ajuda mútua e o compartilhamento de bens comuns para atenderam às entregas semanais de produtos para as escolas. Quanto aos alunos, foi aplicado um teste de aceitabilidade em duas escolas localizadas na zona rural e uma na zona urbana, para saber a opinião dos mesmos em relação a alimentação escolar consumida. Concluiu-se que, para haver maior eficácia do programa na região, é necessário que haja uma melhor adequação na alimentação escolar, além da prática da educação alimentar nas escolas, ajustes de ordem burocrática, logística de distribuição, contratação de pessoal tanto para as secretarias, quanto nas escolas, investimentos governamentais no setor rural e cursos de capacitação para merendeiras e diretores.

Presidente - 1678883 - CIMONE ROZENDO DE SOUZA
Interno - 1121285 - FERNANDO BASTOS COSTA
Externo à Instituição - JULIAN PEREZ CASSARINO - UFFS
Notícia cadastrada em: 27/05/2013 16:31