Banca de DEFESA: FRANCISCO FLAVIO OLIVEIRA DOS ANJOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO FLAVIO OLIVEIRA DOS ANJOS
DATA: 01/04/2013
HORA: 19:00
LOCAL: Auditório C do CCHLA
TÍTULO:

DUAS MÃOS E O SENTIMENTO DO MUNDO: HÉLIO VASCONCELOS


PALAVRAS-CHAVES:

Hélio Vasconcelos; Humanismo; Exílio; Solidariedade; Utopia; Educação; Educação Jurídica; Resistência; Compreensão; Complexidade; Liberdade; Desigualdade Social; Ética.


PÁGINAS: 186
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Fundamentos da Sociologia
ESPECIALIDADE: Teoria Sociológica
RESUMO:

Essa tese trata do itinerário intelectual do humanista, advogado e educador potiguar Hélio Vasconcelos na construção de uma sociedade mais solidária, justa e igualitária, menos marcada pela desigualdade, pela miséria, pela ignorância e pela ausência de liberdade de seu povo sofrido e amado. Mostra ainda, como, após sofrer as agruras provocadas pelo encarceramento e pela perseguição política, enfrentou com dignidade o exílio, desenvolvendo um trabalho exemplar de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Para isso, refaz o caminho desse intelectual humanista, homem simples que jamais abriu mão de sua forma de pensar, de encarar o mundo, de amar e respeitar a tudo aquilo que o cerca, pensando globalmente e agindo localmente, sempre empunhando a defesa dos Direitos Humanos. Mostra como Hélio exerceu a solidariedade de forma intensa e como se preocupou com os reais interesses da coletividade ao exercer cargos públicos. Procura demonstrar a necessidade de reformulação da Educação Jurídica, a fim de estimular a formação de juristas dotados de um perfil humanista.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347048 - MARIA DA CONCEICAO XAVIER DE ALMEIDA
Interno - 1352037 - EDMILSON LOPES JUNIOR
Interno - 349700 - LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
Externo à Instituição - JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA - UERN
Externo à Instituição - SAMIR CRISTINO DE SOUZA - IFRN
Notícia cadastrada em: 01/04/2013 08:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao