REJEIÇÃO E VOTO EM CAMPANHA MODERNA: um estudo de caso da eleição à Prefeitura do Município de Natal/RN (2012)
Comportamento eleitoral. Rejeição. Campanha política. Voto.
Dada a importância que a ciência política e as ciências sociais dão aos estudos do comportamento eleitoral, este trabalho acadêmico buscou inserir nesta discursão outro elemento importante que compõe este conjunto complexo. A partir da campanha eleitoral para Prefeitura de Natal em 2012 foi empreendido um trabalho de análise da rejeição no primeiro e segundo turnos desta eleição. Para a realização dessa análise foram utilizadas duas fontes de dados: as pesquisas quantitativas, realizadas pelo Consult Pesquisa no primeiro e segundo turnos das eleições; e a utilização da técnica de grupo focal, realizada no segundo turno das eleições. Sabendo dos vários fatores que podem interferir na decisão do voto, como também do dinamismo que permeia uma disputa política, buscamos, com este trabalho, contribuir com o aprofundamento dos estudos da rejeição, objetivando trazer subsídios que apresentem informações para melhor explicar os estudos do comportamento eleitoral.