MÚSICA E RELIGIÃO EM MAX WEBER: CONVERGÊNCIAS E TENSÕES ENTRE DUAS ESFERAS DE VALOR
Música, Religião, Racionalização.
Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre música e religião na obra de Max Weber, sobretudo, na tensão e confluência verificadas entre estes dois elementos nas suas sociologias específicas: Sociologia da Música e Sociologia da Religião. Revisitando os conceitos de desencantamento do mundo e de racionalização, presentes no pensamento weberiano, discute-se de que modo a música e a religião, enquanto esferas distintas da vida, tencionam-se e aproximam-se ao construir ethos particulares de ação no mundo – tendo o surgimento de uma racionalidade baseada no cálculo uma posição central para compreender a construção da técnica musical no Ocidente e a autonomização do gozo estético do gozo religioso, anteriormente vinculados. No que concerne ao procedimento de análise, elaboraremos uma cartografia simbólica (Santos, 2000; 2007; 2010) de obras selecionadas de Max Weber no tocante aos campos de estudo já referidos, tendo em vista identificar as tensões e as confluências entre música e religião no pensamento do autor.