O brincar e a cultura lúdica no contexto escolar da Região Metropolitana de Natal
O brincar e o lúdico, desempenho escolar, escola pública
Trata-se de estudo sobre o brincar e a cultura lúdica.Parte de uma perspectiva sociológica da educaação buscando maneiras de inculcar e/ou construir o habitus de estudar nos alunos do ensino fundamental da rede pública municial nos municípios da RMNatal, tendo como fio condutor o brincar e a cultura lúdica, onde consideramos o brincar como elemento estruturante,integrante, do contexto relacional da escola onde professores e alunos interagem. Para tanto utiliza a caracterização do "ambiente da vida social educativa " desenvolvida por Aguirre(2008) e agora desenvolvido e representada em novo esquema que "contempla aqueles fatores que configuram os ambientes da vida social educativa os quais mediados pelo habitus, se presume estariam exercendo influ~encia no desempenho escolar dos alunos".O trabalho tem como objetivo invstigar a aprendizagem dos alunos do 1o e 4o anoss nos conteúdos de matemática e português de duas escolas públicas da RMNatal.