A bricolagem e a magia das imagens em movimento: o transnacional no cinema Moustapha Alassane
cinema, cinema africano, transnacional, pós colonialismo
A pesquisa aborda o contexto de surgimento do cinema africano e da cinematografia do Níger, no período pós-independência, para análise da trajetória de criação fílmica de Moustapha Alassane. O referencial teórico partiu dos estudos de críticos do pós-colonial e da imagem “eurocêntrica” como Stuart Hall, Arjun Appadurai, Ella Shohat, Robert Stam e Sérgio Costa como contribuição para a reflexão sobre os processos transnacionais da produção cinematográfica contemporânea. A produção imagética de Alassane inclui documentários, narrativas ficcionais, animações e a paródia do gênero western, “O Retorno de um Aventureiro” (1966). A partir de autores como Lévi-Strauss, Michel de Certeau e da pesquisadora Marina Estela Graça, retomamos o conceito de “bricolagem”, assim como, a importância do gestual no ato de animar, traços marcantes e essenciais para uma análise da obra deste realizador do Níger.