Juventude e consumo emocional nas redes sociais na internet - Análise das marcas: Coca-Cola; Pepsi; Blackberry; Nokia; Riachuelo e C&A.
Ciberespaço; mídias sociais; Facebook; juventude; consumo; marcas.
Em “A felicidade paradoxal”, Gilles Lipovetsky elege cinco grandes modelos paradigmáticos que comandam a inteligibilidade do prazer e da felicidade em nossas sociedades. A partir dos modelos paradigmáticos “penía” (onde é ressaltada a insatisfação existencial – suprida pelo consumo – e onde a publicidade ocupa um lugar especial, bombardeando os consumidores e criando necessidades de consumo, além de vender um estilo de vida e não mais os produtos em si), e “narciso” (modelo construído na base da exaltação do eu e abdicação do social e político) pretende-se analisar a relação existente entre o consumo exercido pelos jovens e a publicidade exibida nas redes sociais na internet, com foco na mídia social Facebook, observando as páginas virtuais das seguintes marcas: Coca-Cola; Pepsi; BlackBerry, Nokia, Riachuelo e C&A e suas relações com seus consumidores.