Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA DANTAS MAFRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA DANTAS MAFRA
DATA: 27/02/2012
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório B
TÍTULO:

AÇÃO SOCIAL DA REDE CARITAS NOS EMPREENDIMENTOS DE ECONOMIA POPULAR SOLIDARIA (EPS): um estudo sobre valores e dinheiro.


PALAVRAS-CHAVES:

Rede Caritas; Economia Solidária;  Valores


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
RESUMO:

Este estudo tem a finalidade de analisar o programa de economia popular solidária(EPS) desenvolvido pela Rede Caritas no nordeste 2 sobretudo na relação que estabelece entre economia e valores. Tratar sobre os valores numa abordagem sociológica é explicar a exemplo de WEBER, SIMMEL, CAILLÈ como conteúdos ligados à ética, à sociabilidade, ao Dom atuam na lógica da ação social produzindo práticas sociais e especialmente, econômicas. As práticas econômicas em economia solidária tendem a criar uma nova economia baseada na solidariedade, onde o dinheiro não se constitui como finalidade última das ações dos sujeitos. Longe de fortalecer a economia neoliberal e seus valores, as experiências em Economia Solidária se propõem a confrontá-los. Como as práticas econômicas e a relação com o dinheiro, valores a priori identificados ao interesse e ao utilitarismo são confrontadas pelos grupos de EPS acompanhados pela Rede no nordeste, é o que procuramos responder ao longo desta pesquisa. A Rede Caritas possui um programa especifico voltado ao fortalecimento da Economia Solidária onde procura se contrapor ao capitalismo dominante e ao pressuposto antropológico que o sustenta; a de que o homem é um animal naturalmente competitivo e para garantir sua sobrevivência e objetivos age com base na exclusividade do interesse utilitário. As práticas solidárias que acontecem nos grupos de EPS comprovam uma outra experiência da ação social. A de que a monetarização das relações não é absoluta e que os conteúdos éticos e de valores promovidos pela Rede Caritas revelam uma maneira nova de analisar modernidade e catolicismo, valor econômico e valor religioso.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Interno - 1117908 - MARIA LUCIA BASTOS ALVES
Externo ao Programa - 1714472 - ROSANGELA ALVES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ALEXANDRE SIMAO DE FREITAS - UFPE
Notícia cadastrada em: 13/02/2012 12:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao