Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIMAR DA SILVA GONÇALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIMAR DA SILVA GONÇALVES
DATA: 20/12/2011
LOCAL: a definir pela secretaria
TÍTULO:

Movimento hip hop, poéticas do rap engajado e juventudes nas periferias urbanas: micropolíticas, inventividades e resistências


PALAVRAS-CHAVES:

Juventudes "periféricas". Movimento hip hop. Rap engajado. Micropolítica. Inventividades. Resistência.


PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

A pesquisa que se situa nos estudos sobre o movimento hip hop nacional e juventude na sua “periferia”. O movimento hip hop é uma manifestação juvenil de caráter global que vem ganhando, nos últimos trinta anos, destaque na realidade brasileira. Importante salientar a existência de inúmeros coletivos de hip hop que mantém a universalidade do movimento, no sentido da denúncia e crítica social, incorporando expressões locais, como por exemplo, elementos da cultura popular local, como o maracatu do Nordeste brasileiro.

Estuda a poética do rap engajado, enquanto expressões de resistências e inventividades (TAKEUTI, 2009) produzidas por grupos e/ou coletivos juvenis periféricos pertencentes ao movimento hip hop, tendo grupo focal e local o Grupo Lelo Melodia da Posse de Hip Hop dos Guarapes – Natal/RN. 

Em termos metodológicos, analisará a construção da poética do rap engajado, quer seja, as produções de inventividades nas narrativas das letras de rap de grupos e/ou coletivos de hip hop que se articulam para além de eventos culturais, e realizam ações, projetos, participam de lutas, eventos, seminários, mobilizam coletivos e sua comunidade para questões de teor social.

A pesquisa busca compreender a poética do rap engajado, como escrita de si e do grupo, narrativas – implicações do sujeito com o seu vivido –, nas quais os jovens do hip hop expressam a produção de inventividades e resistências (TAKEUTI, 2009), em um movimento micropolítico (DELEUZE-GUATTARI, 1996) diante da sua realidade de desigualdade social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149447 - NORMA MISSAE TAKEUTI
Interno - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Externo ao Programa - 1149457 - ILZA MATIAS DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 30/11/2011 08:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao