“EIS QUE A SEMENTE CAIU EM BOA TERRA”: a Avenida Cruz Cabugá no Recife-PE como campo religioso local
Consumo religioso, mercado simbólico, neopentecontalismo
Nesse estudo apresentaremos algumas das características marcantes da atual conjuntura religiosa nacional, resultantes da constituição da esfera da religião num espaço de crescente concorrência pela preferência dos fiéis, o que produz transformações organizacionais das várias instituições religiosas que operam no mercado, e reflexos significativos em termos da moldagem dos seus discursos e práticas religiosas sobretudo as que estaremos estudando de uma forma mais específica. O objetivo geral desta pesquisa é compreender de que forma o campo religioso da Avenida Cruz Cabugá em Recife, PE tem representado, a partir das estratégias de concorrência entre as Igrejas Neopentescostais instaladas nessa avenida, uma demonstração do pluralismo religioso marcadamente presente no cenário brasileiro. Para Tanto, foram colhidas informações sobre o surgimento dessas igrejas e o estabelecimento destas nessa avenida; foram identificadas as estratégias utilizadas por essas agências para propagação dos seus cultos e atividades como forma de “captação” de novos clientes/fiéis; finalmente, foi avaliado o modo como os transeuntes dessa avenida percebem as ações de divulgação/propaganda dessas igrejas.