TERRITÓRIO E LUTA POR RECONHECIMENTO SOCIAL: o papel da educação na desconstrução da inferioridade dos sujeitos do campo
Território. Luta por Reconhecimento. Educação do campo.
Trata-se de uma pesquisa que pretende levar à compreensão das possibilidades de desconstrução do processo simbólico da inferioridade e invisibilidade dos sujeitos do campo, a partir da atuação destes em mecanismos de exercício democrático, no que diz respeito aos aprendizados pessoais e coletivos que culminaram em práticas escolares e não escolares de valorização e afirmação de suas especificidades e particularidades. O cenário de participação da vida dos que integram à pesquisa como pesquisados e pesquisador é o Território Sertão do Apodi, localizado no Estado do Rio Grande do Norte, cuja escolha empírica foi motivada pela forte presença e participação de movimentos sociais no campo. Será objeto de nossa investigação o espaço de tomada de decisões e de organização de institucionalidade territorial através da atuação do Colegiado do Território do Sertão do Apodi e as práticas educativas resultantes de demandas das ações territoriais, tanto escolares como não escolares. Com essa intencionalidade, procuramos defender que uma perspectiva de educação destinada aos sujeitos do campo deve se pautar na superação da condição de invisibilidade social, a que estes estão submetidos, por meio de uma postura de reconhecimento social que se firma no exercício da democracia participativa e na reparação de desigualdades sociais.