JOVENS ASSENTADOS, JOVENS ESTUDANTES, JOVENS PROFESSORES: JUVENTUDE EM ASSENTAMENTOS RURAIS DO RN
Juventude Rural. Participação. Educação do Campo. Assentamentos Rurais. Movimentos Sociais.
Este trabalho discute como os processos de escolarização podem contribuir para que jovens assentados ressignifiquem a sua relação com os assentamentos rurais em que vivem. Procuramos compreender o lugar do jovem, sua relação com a comunidade local, os movimentos sociais e a sua atuação, posterior à formação, nas suas localidades. Para tanto, acompanhamos um grupo de alunos do Curso Magistério da Terra, desenvolvido através de uma parceria entre UFRN, INCRA e o MST, durante os anos de 2004 a 2007. Observamos suas trajetórias, os aprendizados proporcionados pelo Curso e de que forma as vivências no Centro de Formação contribuíram para a sua condição de agentes, oferecendo-lhes oportunidades de escolha em diferentes campos de atuação. Entendemos que o processo de formação pelo qual passaram lhes possibilitou ganhos individuais, no sentido de lhes ampliar o leque de escolhas, ao passo que tem contribuído para o desenvolvimento das áreas em que vivem, a partir da sua atuação coletiva. As práticas sociais vivenciadas no ambiente coletivo, aliadas ao acesso à escolaridade, proporcionaram um conjunto de saberes. Esses aprendizados possibilitaram aos jovens assumirem posições nos espaços de participação que se abriram para eles a partir de então, na escola, enquanto professores, no movimento social e nas associações que gerem os assentamentos.