Banca de DEFESA: JEREMIAS ALVES DE ARAUJO E SILVA

DISCENTE: JEREMIAS ALVES DE ARAUJO E SILVA
DATA: 02/09/2011
LOCAL: Auditório C do CCHLA

JOVENS ASSENTADOS, JOVENS ESTUDANTES, JOVENS PROFESSORES: JUVENTUDE EM ASSENTAMENTOS RURAIS DO RN

Juventude Rural. Participação. Educação do Campo. Assentamentos Rurais. Movimentos Sociais.

ÁREA: Sociologia

Este trabalho discute como os processos de escolarização podem contribuir para que jovens assentados ressignifiquem a sua relação com os assentamentos rurais em que vivem. Procuramos compreender o lugar do jovem, sua relação com a comunidade local, os movimentos sociais e a sua atuação, posterior à formação, nas suas localidades. Para tanto, acompanhamos um grupo de alunos do Curso Magistério da Terra, desenvolvido através de uma parceria entre UFRN, INCRA e o MST, durante os anos de 2004 a 2007. Observamos suas trajetórias, os aprendizados proporcionados pelo Curso e de que forma as vivências no Centro de Formação contribuíram para a sua condição de agentes, oferecendo-lhes oportunidades de escolha em diferentes campos de atuação. Entendemos que o processo de formação pelo qual passaram lhes possibilitou ganhos individuais, no sentido de lhes ampliar o leque de escolhas, ao passo que tem contribuído para o desenvolvimento das áreas em que vivem, a partir da sua atuação coletiva. As práticas sociais vivenciadas no ambiente coletivo, aliadas ao acesso à escolaridade, proporcionaram um conjunto de saberes. Esses aprendizados possibilitaram aos jovens assumirem posições nos espaços de participação que se abriram para eles a partir de então, na escola, enquanto professores, no movimento social e nas associações que gerem os assentamentos.

Interno - 1149569 - ELISETE SCHWADE
Presidente - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA