Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA BETÂNIA RIBEIRO TORRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARIA BETÂNIA RIBEIRO TORRES

DATA: 08/07/2011

LOCAL: Auditório A dso CCHLA

CIDADE, AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RESSIGNIFICAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA?

Sociedade-Natureza. Educação Ambiental Cidade. Rio.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Sociologia

Este trabalho aborda questões referentes à relação sociedade-natureza, sob o enfoque das práticas de educação ambiental em escolas públicas no âmbito de duas cidades, Natal, capital potiguar e Mossoró, a segunda maior cidade do RN. O enfoque, aqui, proposto dimensiona a expansão urbana das duas cidades, em tela, contextualizando as escolas, enquanto espaço social, localizadas num determinado contexto urbano, com seus problemas históricos, sociais e ambientais. Para a construção deste trabalho não se recorreu a uma ótica exclusiva de uma determinada escola teórica, tampouco uma vertente específica de pesquisa ou por uma matriz fornecida por um determinado autor-guia. Pelo contrário, procurou-se buscar informações, reunir argumentos e sistematizar exposições que permitissem configurar as visões postas no campo da educação ambiental no Brasil, além do debate sobre a relação cidade-ambiente e educação ambiental, no sentido de buscar-se, na pesquisa, as aproximações entre a cidade e a natureza, tendo o elemento rio como fio condutor, levando-se em conta toda a problemática que envolve as condições dos rios no Brasil. O objetivo central, é analisar as ressignificações da relação  sociedade-natureza que estejam sendo construídas a partir das práticas de educação ambiental desenvolvidas em escolas públicas estaduais e municipais, localizadas nas proximidades dos rios Potengi e Mossoró, das cidades do Natal e Mossoró-RN, respectivamente.

Presidente - 1149373 - BEATRIZ MARIA SOARES PONTES
Interno - 1678883 - CIMONE ROZENDO DE SOUZA
Interno - 1352037 - EDMILSON LOPES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 20/06/2011 15:00