GREVE DO VOTO: A POLÍTICA DA ANTI-POLÍTICA NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2004 EM FORTALEZA.
contra-hegemonia; eleições; comunicação
O presente trabalho discute o uso de estratégias de comunicação na disputa por hegemonia
política na sociedade contemporânea. Para tanto, parte-se da conceituação de política no seu
sentido amplo, contemplando, além dos partidos e parlamentos, os grupos e movimentos
sociais organizados. O entendimento de que hoje a atividade política passa pelo espaço
midiático fez com que parte deste estudo se dedicasse às investigações das problemáticas
existentes nessa relação. Analisamos, em especial, as ações de comunicação promovidas pelo
Grupo Crítica Radical, do qual participam, entre outras pessoas, Maria Luiza Fontenelle, exprefeita
de Fortaleza, e Rosa da Fonsêca, ex-vereadora de Fortaleza. A saída dos partidos e
sindicatos em que militavam deu-se a partir de um processo de autocrítica em relação ao
exercício de mandatos representativos, influenciada, em parte, pela leitura das obras de Robert
Kurz a respeito do “colapso do capitalismo”. Com a contextualização desse histórico, iniciase
a análise da campanha “Greve do Voto” promovida pelo Grupo durante as eleições
municipais de 2004. A produção de materiais de propaganda, as encenações de rua, os atosshows
e a cobertura da campanha pela imprensa são, então, discutidos a partir das
formulações teóricas apresentadas no decorrer do trabalho, compreendendo, assim, o desafio
dos grupos em construir uma atuação contra-hegemônica aliada ao universo dos meios de
comunicação de massa.