Banca de DEFESA: TANIA MARIA DE CARVALHO CAMARA MONTE - (Retificação)

DISCENTE: TANIA MARIA DE CARVALHO CAMARA MONTE

DATA: 15/10/2010

LOCAL: Auditório de Ciências Sociais

Espiritismo e Apoio Social: o princípio da universalidade aplicado ao Departamento de Assistência e Promoção Social em dois Centros Espíritas de Natal/RN

Espiritismo. Religiosidade. Apoio Social. Universalidade.

ÁREA: Sociologia

A presente pesquisa tem como objeto de estudo o campo religioso espírita no aspecto de sócio-espiritual, junto aos trabalhadores do Departamento de Assistência Social em duas instituições: O Centro Espírita Irmãos do Caminho e Grupo Espírita Oscar Nelson, para tanto analisando comparativamente aspectos de duas instituições espíritas na cidade de Natal, respectivamente com 27 e 46 anos de funcionamento. O critério de escolha das referidas casas foi pela relevância das atividades sociais e assistenciais desenvolvidas pelas mesmas. O que se quer é verificar se existe a consciência desses trabalhadores em relação à universalidade na sua prática de acolher a todos que adentram em suas instituições, independente de religião que professem ou se expressam preconceitos ou qualquer intolerância em relação aos assistidos no Departamento de Assistência Social. Assim, compreender as casas espíritas como sistema de apoio para as pessoas em suas enfermidades quer sejam físicas, psicológicas ou espirituais, levando em conta princípios de moralidade.

Presidente - 1475558 - LORE FORTES
Interno - 349700 - LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO