A VESTIMENTA E A MODA: uma análise da Revista Estilo
Consumo de Moda Feminina, Vestimenta, Revista Estilo.
Trata-se nesta dissertação do consumo de moda feminina, através de uma análise dos conteúdos da revista Estilo. Esta Revista é um licenciamento da americana Instyle direcionada ao público feminino publicada no Brasil pela Editora Abril desde 2002. Para o norteamento da pesquisa, foram trabalhados alguns conceitos pertinentes às discussões do campo da moda em autores como Pierre Bourdieu, Gilda de Melo e Souza, Georg Simmel, Gilles Lipovetsky entre outros fundamentais à compreensão tanto do consumo quanto da moda. Ainda em busca da compreensão dos discursos que permeiam o mundo da moda foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com duas figurinistas que trabalham em duas lojas diferentes especializadas em tecidos na cidade de Natal. Foi feita análise das revistas Estilo publicadas no período de junho de 2008 e junho de 2009, relacionando com os dados coletados nas entrevistas com o intuito de entender como os discursos são construídos e disseminados, tornando-se, portanto, eficientes na sedução dos grupos de mulheres as quais se direciona para conseguir produzir e consolidar tipos de gostos adequados e aceitáveis de vestir.