Banca de DEFESA: MARCIA ALVES DE MELLO E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIA ALVES DE MELLO E SILVA
DATA : 31/08/2023
HORA: 18:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Vivas, Livres e Organizadas: vivências e práticas para uma revolução feminista a partir de movimentos de mulheres em Natal/RN e Buenos Aires (Argentina)


PALAVRAS-CHAVES:

Movimentos de Mulheres. Feminismos. Pensamento Social Latino-Americano.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

O presente estudo tem como resultado uma etnografia feminista sobre as vivências e práticas das mulheres organizadas e inseridas em territórios periféricos urbanos, no Brasil, na cidade de Natal/RN e na Argentina, na cidade de Buenos Aires. A partir dos coletivos, fórum e movimentos de mulheres c de identificar quais são as narrativas e interpretações sobre o mundo, quais as relações sociais e políticas com seus territórios, como o projeto feminista hegemônico e com outros feminismos. Defendo uma produção de conhecimento a partir das mulheres e corpos feminizados, que através de suas práticas e ações políticas, resistem cotidianamente ao projeto capitalista moderno colonial em curso nos territórios periféricos. Para tanto, utilizo como base o feminismo decolonial, a produção de outros saberes a partir do Sul global, tendo como referencial teórico-metodológico os estudos das teóricas feministas: María Lugones (2014;2020); Yuderkys Espinosa Miñoso (2009;2020); Ochy Curiel (2020); Glória Anzaldúa (2019;2020). Busco problematizar o feminismo hegemônico e apresentar o feminismo decolonial como possiblidade epistemológica para produção de conhecimento e como possiblidade de rompimento com a invisibilidade de saberes e práticas políticas desenvolvidas por mulheres e corpos feminizados e não-brancos em territórios periféricos urbanos como possibilidade de enfrentamento e resistência as violências e desigualdades de gênero, raça, classe e sexualidade na América Latina.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.963.294-** - ANAXSUELL FERNANDO DA SILVA - UNILA
Interna - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Externa à Instituição - LORENA RODRIGUES TAVARES DE FREITAS - UNILA
Notícia cadastrada em: 11/09/2023 09:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao