Banca de QUALIFICAÇÃO: HELOÍSA HELENA SILVA CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELOÍSA HELENA SILVA CAVALCANTE
DATA : 30/06/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório E do CCHLA
TÍTULO:

BIG DATA E DEMOCRACIA: USO DE DADOS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2022 NO BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Big data; Eleições; Brasil; Meta; relação homem-máquina.


PÁGINAS: 34
RESUMO:

Após inúmeras declarações de ex-funcionários do Facebook Ink, atual Meta, investigações sobre essa empresa e evidências de sua participação no processo da campanha eleitoral presidencial dos Estados Unidos, em 2016, ficou claro que o uso desregulado de dados para este fim constitui uma das maiores ameaças ao processo político democrático desde sua instituição. Inúmeras pesquisas acadêmicas têm sido realizadas no sentido de elucidar esse processo, que se repetiu em outros países do mundo, burlando regras jurídicas e acarretando numa série de acontecimentos de interpretação dúbia, porém pouco foi esclarecido ainda sobre se e como o uso de dados, através das plataformas de Big Data, foram utilizados para fins de influência sobre o processo eleitoral da campanha presidencial de 2022. Por isso, a presente pesquisa busca responder: como as Big Techs podem interferir nos processos democráticos ao utilizarem a Big Data no desenvolvimento comunicacional de campanhas eleitorais no mundo, mais especificamente a campanha eleitoral presidencial de 2022 no Brasil? O objetivo desta pesquisa é identificar se e como a Big Data foi utilizada para fins de influência sobre o processo eleitoral da campanha presidencial de 2022 no Brasil. Quanto à Metodologia, o corpus da pesquisa será composto pela análise de dois casos que marcaram a campanha eleitoral presidencial de 2022: 1) o uso político do Dia da Independência do Brasil, o 07 de setembro de 2022; 2) a invasão dos prédios oficiais do governo em Brasília, no dia 8 de Janeiro de 2023. Para isso, a estratégia metodológica de pesquisa adotada, por se tratar de uma pesquisa no âmbito da Comunicação, consistirá na análise desses eventos a partir do método Metáporo, de Ciro Marcondes Filho, criado para “acompanhar a dinâmica, a versatilidade e a mutabilidade contínua” dessa área, que implica ainda nas definições de Acontecimento Comunicacional e Contínuo Atmosférico Mediático, do mesmo autor. O estudo será feito com base nesses eventos e sobre seus desdobramentos sobre o comportamento da população/eleitores registrados em matérias publicadas no portal UOL de Junho de 2022 a Fevereiro de 2023, representada visualmente através do uso de grafos. O resultado esperado dessa pesquisa é compreender como o uso da Big Data no desenvolvimento comunicacional da eleição presidencial de 2022 no Brasil pode ter influenciado o processo eleitoral presidencial de 2022 no Brasil, interferindo na liberdade de escolha dos indivíduos em relação aos seus representantes políticos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1501788 - ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
Interno - 1012983 - LUCAS FORTUNATO REGO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - FRANCISCO JADSON SILVA MAIA
Notícia cadastrada em: 22/06/2023 10:34
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