Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE WALDEYR SANTOS ADELINO

DISCENTE : JOSE WALDEYR SANTOS ADELINO
DATA : 21/02/2022
LOCAL: Videoconferência (Google Meet)

UMA SOCIOLOGIA DO SOFRIMENTO PSÍQUICO: trabalho e vida dos professores de ensino médio da rede pública estadual do RN

Sofrimento psíquico; precarização; trabalho remoto; cansaço; docência.

A pandemia mundial do Covid-19, modificou nossas relações em todos os campos de nossas vidas, e nos forçou a tomar medidas sanitárias para diminuir a contaminação, como uso de máscara, distanciamento, isolamento e passagem dos trabalhos presenciais para os meios digitais. O sistema educativo público pode ser visto como um dos setores mais impactados. Os docentes passaram a trabalhar via tecnologias digitais, fazendo uso das redes sociais e das plataformas que proporcionam essas aulas. Muitos não tinham o preparo suficiente e tiveram que somar o trabalho docente nesses moldes, a outras atividades, aumentando suas tarefas e as dificuldades de lidar com esse novo cenário que variava a cada diretriz tomada pelos governos federal e estadual. O docente, já lida com a precarização devido a intensificação da sua jornada de trabalho por questões sociopolíticas, mas sua condição no cenário do coronavírus, tornou-se ainda mais perceptível quando todas as suas atividades, sejam elas remuneradas ou não, encontraram-se no mesmo ambiente doméstico. Logo, a carga de trabalho e a obrigatoriedade de terem um alto grau de desempenho imposta socialmente aos docentes, reflete em sofrimentos psíquicos compreendidos por teorias sociais como categorias de cansaço ou adoecimentos que naturalizam e se incorporam às configurações de época. Buscando trazer a contribuição das Ciências Sociais sobre a temática do sofrimento psíquico, a pesquisa se utilizará de entrevistas qualitativas semiestruturadas, e tem como interlocutores entrevistados, docentes de três escolas da rede pública de ensino médio Estadual do Rio Grande do Norte. Sendo duas, da chamada região da grande Natal, uma na capital (Escola Estadual Professor Edgar Barbosa, localizada na zona sul, bairro Lagoa Nova) e outra da cidade de São Gonçalo do Amarante (Escola Estadual Professora Ivani Machado Pereira, Bairro Jardins), e a última, no interior do Estado, localizada na cidade de Bodó (Escola Estadual Sérvulo Pereira de Araújo, bairro centro). A pesquisa terá aporte teórico de Karl Marx, Ricardo Antunes, Pierre Dardot e Christian Laval, Christian Dunker, Paulo Amarante, entre outros autores.

Presidente - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Interno - 1149562 - ORIVALDO PIMENTEL LOPES JUNIOR