Banca de DEFESA: MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVA LISBOA DE LIMA

DISCENTE : MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVA LISBOA DE LIMA
DATA : 25/08/2021
LOCAL: Videoconferência (Google Meet)

Valor Simbólico da Educação Alimentar e Nutricional pela Equipe Multiprofissional da Atenção Básica no município de Arez-RN

Educação Alimentar e Nutricional. Valor simbólico. Habitus. Atenção Básica.

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) enquanto ação pública tem como conteúdo central a alimentação saudável que é considerada, oficialmente, tema de relevância geral da população brasileira pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). A EAN figurava entre as atribuições específicas da equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), mas não foi incluída entre os indicadores definidos em 2020 para a equipe multiprofissional da Atenção Primária (eAP), criada para substituir a equipe NASF-AB através da Portaria Previne Brasil. Considerando que há relevância em conhecer os valores, noções e práticas da equipe multiprofissional em relação à Educação Alimentar e Nutricional, especialmente no período de transição do modelo de equipe NASF-AB para eAP, buscamos responder à pergunta de partida: qual o valor simbólico da Educação Alimentar e Nutricional atribuído pela equipe multiprofissional da atenção básica? O objetivo do presente trabalho foi analisar o valor simbólico da Educação Alimentar e Nutricional enquanto ação pública do Estado brasileiro pela equipe multiprofissional da atenção básica, tomando como unidade empírica o município de Arez e dialogando com a teoria social de Pierre Bourdieu, especificamente o conceito de habitus. Os sujeitos da pesquisa são os profissionais da equipe multiprofissional da atenção básica de Arez. É uma pesquisa com abordagem qualitativa utilizando na metodologia entrevista estruturada com questões abertas e o Discurso do Sujeito Coletivo como instrumento de análise. Os discursos receberam tratamento empírico por meio do Programa DSCSoft desenvolvido pela Sales e Paschoal Informática através da parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade de Saúde Pública, tendo como pesquisadores responsáveis o Prof. Fernando Lefèvre e a Profa. Ana Maria Lefèvre. A análise dos discursos e das práticas demonstraram que para a equipe multiprofissional de Arez a Educação Alimentar e Nutricional significa alimentação saudável na perspectiva dos nutrientes presentes nos alimentos, com foco na prevenção de doenças, ocupando um pequeno espaço no conjunto de serviços e ações de saúde no primeiro nível de atenção para a população e sob a responsabilidade técnica do profissional da nutrição.

Presidente - 185.001.889-87 - LORE FORTES - UFRN
Interna - 1117908 - MARIA LUCIA BASTOS ALVES
Externo ao Programa - 3061670 - THIAGO PEREZ JORGE
Externa à Instituição - MÁRCIA DA SILVA PEREIRA CASTRO - UERN