JUNTOS PELO FAZER: UMA ANÁLISE DA COOPERAÇÃO NOS TUTORIAIS DIY NO YOUTUBE
Cooperação. Tutorial. DIY. Artífice. YouTube.
A cooperação foi de fundamental importância para a sobrevivência e evolução da espécie humana. Como apontado por Sennett (2012) o ato de cooperar está nos genes humano, mas essa capacidade pode estar sendo perdida dentro do contexto neoliberal. Nesse sentido a cooperação cede espaço para competição como principal ação estimulada nesse sistema. Contudo, a cooperação ainda pode ser encontrada em muitas situações, inclusive no âmbito do ciberespaço, através de sites de rede social, como o YouTube. Nesse sentido, a presente pesquisa busca analisar como os tutoriais Do It Yourself (DIY), em português “Faça Você Mesmo”, publicados no YouTube podem ser um agente de retomada da cooperação através dos sujeitos ativos que utilizam a plataforma. A pesquisa de cunho qualitativo tomou como objeto de estudo o canal “Amanda e Fernando”. Como recurso teórico metodológico foram usadas às categorias de interação mútua e interação reativa (PRIMO, 2000) para analisar os meios que possibilitem a cooperação. Foram analisados dezesseis vídeos, entre eles os dez tutorias DIY mais visto no canal. Como aporte teórico foram mobilizadas as categorias de cooperação (SENNETT, 2012), artífice (SENNETT, 2013), excedente cognitivo (SHIRKY, 2011) e consumo cooperativo (BAUMAN, 1998). Notou-se que apesar da youtuber ser a principal fomentadora de conhecimento através dos tutoriais DIY e agindo como artífice tanto em relação ao fazer dos objetos como no repasse do saber, os usuários, através da interação mútua representada por meio de comentários também compartilham de seus conhecimentos como forma de aprimorar os tutoriais DIY. Dessa forma concluiu-se que a cooperação acontece através das interações no espaço de comentários, permitindo que o conhecimento horizontalizado conecte os sujeitos ativos do canal e beneficie tanto a YouTuber, com novos conhecimentos, como os usuários que executarão o tutorial DIY, agora aperfeiçoado.