Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO HENRIQUE CAMARA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO HENRIQUE CAMARA DE MEDEIROS
DATA : 28/08/2020
HORA: 19:00
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/aud-qzns-gnq)
TÍTULO:

POLÍTICA, IMAGINÁRIO E INTERNET: O USO DO FACEBOOK NA CAMPANHA ELEITORAL DO PRESIDENTE BOLSONARO NO RIO GRANDE DO NORTE EM 2018


PALAVRAS-CHAVES:

Marketing Político. Imaginário Político. Símbolos. Eleições. Campanha de Bolsonaro. Comunicação Política.


PÁGINAS: 44
RESUMO:

As mudanças tecnológicas e nas plataformas de comunicação configuram parte central da dinâmica eleitoral dos candidatos as eleições presidenciais do Brasil em 2018. As redes sociais, como o Facebook e WhatsApp serviram de instrumentos para fomentar a mobilização emocional e de cristalização de preconceitos e preferências, além da já conhecida e discutia importância da internet como plataforma para disseminação de ideias, valores e propostas. Nesse contexto, objetiva-se analisar a utilização do Facebook enquanto instrumento da campanha eleitoral do Presidente Jair Bolsonaro no Rio Grande do Norte em 2018. Para tanto, utiliza-se o perfil oficial do Facebook do PSL/RN. Procura-se entender como a campanha local mobilizou elementos do imaginário político na sociedade local, através das redes sociais, especificamente o Facebook. A partir disso, busca-se compreender como a campanha local de Bolsonaro utilizava-se das principais bandeiras ideológicas da Direita, e como isso era colocado por meio de imagens e vídeos, reforçando uma identificação com os eleitores e seu imaginário político. Especificamente, torna-se importante entender quais símbolos e imagens a direita mobilizou para conseguir uma quantidade expressiva de votos, bem como o imaginário que estava presente naquele momento na sociedade. A metodologia a ser usada compreende a discussão teórica e aspectos empíricos que norteiam as TICs no marketing político e imaginário político. Faremos uma investigação na página do Facebook do partido num recorte temporal determinado, para assim fazermos uma análise desse conteúdo extraído, através de uma sociologia compreensiva. Para finalizar faremos entrevistas semiestruturadas com os líderes da campanha local, para compreender como eles pensaram todo o processo de marketing eleitoral.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1298988 - JOAO BOSCO ARAUJO DA COSTA
Interno - 1081965 - CARLOS EDUARDO FREITAS
Externa à Instituição - MARIA APARECIDA RAMOS DA SILVA - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 27/08/2020 11:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao