Banca de DEFESA: LÍLIAN ALMEIDA DE SOUZA CID

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LÍLIAN ALMEIDA DE SOUZA CID
DATA : 10/08/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência (meet.google.com/kod-nrhn-rav)
TÍTULO:

O PROINFO E A FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PARNAMIRIM/RN


PALAVRAS-CHAVES:

ProInfo. Formação de professores. TICs. Prática docente. Capacitação. 


PÁGINAS: 112
RESUMO:

O estudo analisa a formação continuada de professores da Educação Básica por meio do (ProInfo), no município de Parnamirim/RN. Nesse âmbito, construímos nosso objeto de estudo: o ProInfo e suas especificidades no processo de formação docente. A pergunta de partida que teve como fio condutor da pesquisa é a seguinte: a partir da ótica dos professores associada a análise documental, como ocorreu a formação continuada de professores, dos anos iniciais do ensino fundamental que receberam a capacitação por meio do ProInfo? Quanto aos objetivos, o geral consiste em investigar como ocorreu a formação continuada por meio do ProInfo dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal em Parnamirim/RN. Como objetivos específicos, definimos: a) Contextualizar o ProInfo e suas especificidades enquanto parte de uma política pública de educação; b) Problematizar as TICs e a formação docente, procurando saber como as novas tecnologias podem ou têm influenciado a vida profissional dos professores e suas respectivas formações (a continuada em especial); c) Identificar a partir da ótica dos professores a atuação do ProInfo nas suas respectivas práticas docentes. Essa investigação se desenvolveu em uma escola da rede municipal da cidade de Parnamirim/RN, com professores que atuam em sala de aula do 1º ao 5º ano, de modo a contemplar alguns aspectos relacionados à capacitação oferecida pelo ProInfo, no intervalo dos anos 2010 a 2014. O trabalho se inscreve na abordagem qualitativa, cujo processo metodológico consistiu de revisão bibliográfica, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas juntos a quatro docentes da referida escola. Para analisar os dados, nos ancoramos na técnica de análise de conteúdo de Amado (2013). Dessa análise, constatamos que, apesar da ação de formação do Proinfo ter contribuído para inserção das ferramentas tecnológicas na prática docente, a descontinuidade do processo de formação, a ausência das condições sociais e de infraestrutura estão presentes nas narrativas dos professores como obstáculos para que o uso das TICs façam parte do cotidiano da escola e da prática docente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Interno - 1693229 - GILMAR SANTANA
Externa ao Programa - 349111 - MARIA CARMEM FREIRE DIOGENES REGO
Externa à Instituição - LENINA LOPES SOARES SILVA - IFRN
Notícia cadastrada em: 07/08/2020 09:15
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