Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍLIAN ALMEIDA DE SOUZA CID

DISCENTE : LÍLIAN ALMEIDA DE SOUZA CID
DATA : 10/05/2019
LOCAL: Sala 901 do CCHLA

PROINFO E A INTERFACE COM A FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM PARNAMIRIM/RN (2010-2014)

ProInfo. Formação Docente. TIC. Prática Pedagógica.

O estudo analisa as interfaces presentes na formação continuada de professores da Educação Básica por meio do (ProInfo), no município de Parnamirim/RN. O objeto de estudo da nossa Pesquisa constitui-se do ProInfo no âmbito da formação de professores, fazendo um recorte no período de 2010-2014, momento que se intensificaram as capacitações por meio do ProInfo. Assim, definimos como objetivos - conhecer o Programa Nacional de Informática na escola – ProInfo; analisar como o ProInfo promoveu o uso das TIC nas escolas; e conhecer, na ótica dos professores as interfaces com o ProInfo e atuação deste programa, em suas respectivas práticas docente. A pesquisa traz como questão norteadora na nossa investigação: Que interfaces estiveram presentes na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que receberam a capacitação por meio do ProInfo? Essa investigação ocorreu em uma escola da rede municipal da cidade de Parnamirim/RN, com professores que atuam em sala de aula do 1º ao 5º ano, de modo a contemplar alguns aspectos relacionados à capacitação oferecida pelo ProInfo, no intervalo dos anos 2010 a 2014. O trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa de Pesquisa, cujo processo metodológico consistiu de revisão bibliográfica e um estudo de caso, utilizando-se os seguintes procedimentos: entrevistas semiestruturadas e análise documental, junto aos órgãos da Secretaria Municipal de Parnamirim/RN. Os resultados preliminares indicam a necessidade de uma formação continuada que leve em conta os saberes tecnológicos apreendidos para contribuir com uma prática pedagógica satisfatória.

Presidente - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Interno - 1693229 - GILMAR SANTANA