Perspectivas periféricas: uma análise dos movimentos de saraus na periferia de Fortaleza
Poesia; performance; espaço urbano; cidade.
Em alguns bairros nas periferias de Fortaleza, pessoas de gêneros variados reúnem-se para performar poesias e expressar-se artisticamente. As proposições dos saraus nas periferias de Fortaleza são o motivo principal desta pesquisa, cujo objetivo é analisar as itinerâncias das pessoas que conduzem tais espaços, além da maneira de articulação e diferenciação de cada proposição. Para tanto, entrevistei as pessoas que fazem parte dos saraus ou que deixaram sua contribuição para que tais espaços performáticos e poéticos possuíssem a configuração que tem hoje como espaços de socialização nas periferias da cidade. Apesar da escassez de opções artísticas e culturais nas periferias, os saraus apresentam-se como manifestações espontâneas de pessoas motivadas para levar o fazer artístico para os diversos espaços da cidade. Através das leituras acerca da Teoria do Ator-rede, de Bruno Latour, busquei construir um arcabouço teórico metodológico que contemplasse tanto poetas e mobilizadoras e mobilizadores desses espaços, como objetos que participam como atores não humanos na objetivação e fortalecimento dos saraus. Divido a atual pesquisa em um primeiro capítulo, no qual busquei refletir sobre as origens de artistas e agitadoras e agitadores culturais de diversos bairros periféricos de Fortaleza. Em um segundo momento irei analisar tais saraus e como tais espaços de socialização se colocam em relação à cidade de Fortaleza. Por fim, buscarei compreender a forma de organização do Encontro de Saraus de Periferia de Fortaleza, que em 2019 vai para sua terceira edição.