RESSONÂNCIAS E REPERCUSSÕES DE IMAGENS DO MAR E DOS VENTOS NA POÉTICA LITERÁRIA DE GILBERTO AVELINO (1921-2002)
Gilberto Avelino. Mar. Ventos. Ressonâncias. Repercussões. Gaston Bachelard.
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma leitura de imagens do mar e dos ventos da poesia de Gilberto Avelino, tendo como objetivos específicos compreender o que representa os elmentos água e ar na obra do poeta potiguar, realizando um diálogo entre a sua poesia e a filosofia estética de Gaston Bachelard. Utilizarei como aportes teóricos as duas perspectivas que compõem a imaginação poética desenvolvida pelo filósofo francês: imaginação material dos quatro elementos e fenomenologia da imaginação. Perspectivas que a priori podem ser percebidas comoi díspares, como rupturas, mas que considero-as complementares. Discorrerei também sobre o homo poeticus, a alma poética, uma maneira de ser, de perceber e de se relacionar com o mundo; e sobre a concepção epistemológica que fundamenta a pesquisa, o pensamento complexo, pois compreendo como a mais apropriada para tratar do ser po+etico e das imagens poéticas. A pesquisa possui um caráter bibliográfico e uma abordagem metodológica hermenêutica de interpretação. Não no sentido de encontrar a verdade do texto , o que nele se esconde, ou que se enontra por trás dos poemas de Gilberto Avelino. O que me interessa +e o que ele me faz pensar, o que ele me faz sentir, o que surgedo encontro entre o eu e o texto. O que me interessa sºao as ressonâncias e as repercussões das imagens poéticas.