CULTURA DO CONSUMO E RELIGIÃO NA PÓS-MODERNIDADE: A LOCALIZAÇÃO DOS FIEIS-CONSUMIDORES NO ESPAÇO SOCIAL
Neopentecostalismo; fiéis; mercado; discurso; cultura do consumo.
Esta tese de doutorado procura discutir a interface entre as religiosidades contemporâneas, especificamente do campo neopentecostal, com a sociedade/cultura do consumo, estudando a relação entre posição social dos indivíduos e os significados atribuídos à experiência religiosa. Como também identificar as dinâmicas institucionais de produção e reprodução dos bens religiosos em sua relação com o imaginário da cultura local predominante. O campo de pesquisa escolhido foram as igrejas neopentecostais Verbo da Vida, Internacional da Graça de Deus e Presbiteriana Renascer, todas na cidade de Campina Grande. Este trabalho foi construído através dos pressupostos bourdiesianos, tais como os de campo, capital simbólico e habitus, como forma de relacionar os níveis de posse dos membros de cada denominação com sua localização no espaço social delimitado. Foram utilizadas as discussões de vários autores sobre o neopentecostalismo, a religião na pós-modernidade e sobre a cultura do consumo e do consumismo. Paralelamente foram levantados e analisados os dados de nossa pesquisa, em que foram utilizados questionários, entrevistas e a observação direta e indireta. Esta metodologia serviu para demonstrarmos que os féis-consumidores destas denominações possuem uma determinada diferenciação, assim como os discursos ofertados pelas diferentes instituições do sagrado.