CIDADANIA CULTURAL E ESPAÇO PÚBLICO EM BURKINA FASO: a intelectualidade e as estratégias sociopolíticas da juventude muçulmana para o desenvolvimento
Intelectualidade; Cidadania cultural; Juventude; Islã; Ética e Responsabilidade Social; Globalização; Burkina Faso; História da África; Estudos Africanos.
O presente estudo trata do Burkina Faso contemporâneo apreendido pela sua juventude urbana e muçulmana, entre 1980 e 2000. Durante o longo processo de descolonização na África Ocidental, a reafirmação da identidade islâmica marcou a África Ocidental de língua francesa, desde a sua independência. As reivindicações da juventude denunciando as questões sociais em pauta em Burkina Faso no contexto da globalização nos fornece uma base para a compreensão das novas dinâmicas intelectuais que, baseadas na ética islâmica, se erguem contra a lógica neoliberal e defendem práticas cidadãs em espaços públicos religiosos na África Ocidental. Através da noção de cidadania cultural e sua expressão no espaço público, procuramos na tese, compreender aquilo que define as « origens », bem como as características da atual intelectualidade muçulmana do país. Além disso, apreender essa intelectualidade muçulmana, em uma África devastada pelas cobiças dos países do Norte, leva-nos a questionar a configuração das relações no campo social e político, orientando assim as negociações entre a pluralidade de atores em presença.