BACHIANAS BRASILEIRAS DE VILLA LOBOS: NARRATIVAS DE UM SERTÃO IMAGINADO
Bachianas Brasileiras; Narrativas Musicais; Sertão Nordestino.
A pesquisa busca compreender a visão do Sertão nordestino dada pelo compositor Heitor Villa Lobos, na Série Bachianas Brasileiras composta entre 1930 a 1945. Para isso serão analisadas suas narrativas musicais a exemplo das descrições encontradas em Os Sertões, de Euclides da Cunha e Grandes Sertões Veredas, de João Guimarães Rosa. Nessa análise serão considerados os aspectos históricos e a influência do pensamento social brasileiro, a partir de uma abordagem sobre cultura, tradição (Hobsbawm: 2015), localidade da cultura (Bhabha: 1998) e processo civilizador (Elias: 2011). A questão central que se coloca é, se a visão apresentada por Villa Lobos contribuiu para reproduzir o mito do Nordeste, especificamente do sertão nordestino (Albuquerque: 2011), ou se em suas entrelinhas, é possível observar brechas para novas concepções da cultura musical dessa região em obras musicais posteriores, que abordaram igualmente o tema. A pesquisa será qualitativa de caráter bibliográfico, na qual prevê revisão de literatura e análise de conteúdo (Bardin: 2011), expostos em quadro autoexplicativo de cartografia simbólica (Santos: 2000). A tese visa contribuir para a reflexão sobre possíveis conexões e rupturas sobre a música brasileira na área das Ciências Sociais.