A CINECIDADE LATINO-AMERICANA: UM OLHAR DISTÓPICO SOBRE O ESPAÇO URBANO
Cinecidade. Metrópole latino-americana. Cinema.
Este estudo busca elucidar como representações de metrópoles latino-americanas chegam a formar uma paisagem simbólica contínua e um único ambiente imaginário: a cinecidade, que se refere à significação resultante da produção de um sentido cultural próprio e comum para as cidades tematizadas cinematograficamente. O estudo resulta da articulação de alguns pressupostos teóricos construídos para se pensar a relação entre a metrópole e o cinema (COSTA, 2002; 2005; 2008; PRYSTHON, 2006), em conjunto com o ideal de cidades contínuas desenvolvido por Ítalo Calvino (1990). Esta articulação é aplicada aqui à análise de cinco cidades: São Paulo, Caracas, Bogotá, Cidade do México e Cidade do Panamá, através de representações em que o espaço urbano fílmico surge como distópico e marcado por problemas sociais como desemprego, corrupção e violência urbana, compondo assim uma cidade comum em crise, a cinecidade. A partir das ideais de Morin (1997) sobre o filme como um universo filtrado e com alguns procedimentos metodológicos da análise fílmica, serão analisados os filmes Linha de Passe (Walter Salles e Daniela Thomas, 2008), Hermano: uma fábula sobre o futebol (Marcel Rasquin, 2010), Las Tetas de Mi Madre (Carlos Zapata, 2015), Sequestro a Domicílio (Abner Benaim, 2009) e Dias de Graça (Everardo Valerio Gout, 2011).